Cortisol, amostra das 16 horas, soro

Outros nomes:

Cortisol, amostra das 16 horas

Orientações necessárias

- Colher entre 16 e 17horas. - Trazer anotados os medicamentos em uso, em especial os glicocorticóides. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,5 mL de soro (ideal) - Mínimo: 0,4 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.

Método

- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

- Entre 16 e 17 horas: 2,7 a 10,5 microg/dL

Interpretação e comentários

- O cortisol é o principal glicocorticóide produzido pelas adrenais no homem. Obedece um ritmo circadiano, sendo mais elevado pela manhã e mais baixo à noite. Sua determinação está indicada principalmente no diagnóstico de hiperfunção da adrenal (síndrome de Cushing), onde o teste de supressão com dexametasona é bastante sensível, e na hipofusão adrenal primária (Addison) ou secundária, onde é útil o teste de estímulo com ACTH. - Interferentes: uso de glicocorticóides.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989