Outros nomes: ADDISON, TESTE ESTIM DA ADRENAL, ADRENAL, TESTE DE ESTIMULO DA, Cortisol, após estímulo com ACTH (sem dose especificada), CORTISOL, PV ESTIM C/ACTH (sem dose especificada) P/DOSAR, CORTISOL, TESTE DE ESTIMULO C/ ACTH (sem dose especificada), Cortisol, após estímulo com Cortrosina (sem dose especificada), THORN, TESTE DE, Cortisol, após estímulo com 250 µg de ACTH, Cortisol, após estímulo com 250 mcg de ACTH, Cortisol, após estímulo com 250 microgramas de ACTH, Cortisol, após estímulo com 250 µg de Cortrosina, Cortisol, após estímulo com 250 mcg de Cortrosina, Cortisol, após estímulo com 250 microgramas de Cortrosina, TESTE DE ESTÍMULO COM 250 µg DE ACTHPARA AVALIAÇÃO DE RESERVA GLICOCORTICOIDE
"I - Informações sobre o exame
- O exame compreende duas dosagens de cortisol (basal e após estímulo com ACTH).
- A duração padrão do teste é de 60 minutos ou conforme solicitação médica.
- Algumas pessoas podem apresentar, por alguns segundos, náuseas e calor no rosto logo após a administração da medicação.
- Pacientes com asma e histórico de broncoespasmo podem apresentar crise de broncoespasmo com o uso da medicação (Synacthen ou cortrosyn).
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica, com CRM.
-Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados por um responsável legal, maior de idade.
- Este exame não é realizado em menores de 3 anos e o peso mínimo para realização do exame é de 10kg
- A coleta deve ser feita preferencialmente até duas horas após o horário habitual de acordar.
- É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticóides.
- Dose de ACTH sintético (Synacthen ou Cortrosyn) em crianças com idade superior a 3 anos de idade, deverá ser a dose de 250 mcg ou de acordo com pedido médico.
III - Preparo
- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
Atenção!
O cliente deverá adquirir, por conta própria, e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola de ACTH sintético (Synacthen, Cortrosyn ou similar), na apresentação 250 ug i.m./e.v.
- Para compra do medicamento, é necessário que o cliente solicite ao médico solicitante, o pedido médico.
- Este medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos.
- Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento.""
IV - Contraindicações
Processos Infecciosos, sejam virais, Bacterianos e Fúngicos.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume: 0,5 mL de soro (ideal), Mínimo: 0,4 mL.
- Interferentes: presença de EDTA e citrato na amostra.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 2 anos.
- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.
- Resposta normal ao estímulo com ACTH: pico do cortisol sérico > 18 ug/dL.
- Este é o principal teste diagnóstico para insuficiência adrenal primária (doença de Addison). Nessa condição, as glândulas adrenais já estão sob estímulo do ACTH endógeno e, por isso, não se observa um incremento da secreção de cortisol após a administração de ACTH exógeno. Na insuficiência secundária decorrente da deficiência de ACTH, como ocorre atrofia das zonas fasciculada e reticular, há possibilidade de a supra-renal não responder normalmente ao ACTH exógeno. Sendo assim, o teste diagnostica insuficiência adrenal, mas pode não distinguir essas duas entidades clínicas. Para tal fim, recomenda-se a dosagem de ACTH.
- Uma resposta normal, por outro lado, não exclui a deficiência parcial de ACTH. Indivíduos com atrofia adrenal pelo uso crônico de corticosteróides ou por lesão hipofisária de longa duração podem também não responder ao teste.
- Durante o exame, após a administração da medicação, é possível que haja alguns efeitos colaterais, o que ocorre em 42% dos testes. Os mais comuns são náusea (18%) e calor no rosto (18%).