Outros nomes:
CUSHING,SINDROME, CORT LIVRE URINA POR COMPETICAO
Cortisol livre na urina
Cortisol livre, por ensaio de competição na urina
Cortisona livre na urina
Cortisol na urina
I - Material - Esse exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos com conservador adequado e as instruções correspondentes. II - Prazo para a entrega do material - O material deve ser entregue no Fleury até 48 horas após o término da coleta.
- Homogeneizar e medir o volume - Medir o pH - Aliquotar 4 mL de urina em um tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - Anotar volume total, na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra - Enviar à seção refrigerado. ATENÇÃO - para crianças de 0 a 5 anos, quando solicitado pela Enfermagem, retirar do frasco 50% do conservante, alterando a quantidade constante no rótulo. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 6 horas; Refrigerada (2-8ºC): 2 dias; Congelada (-20ºC): 2 anos.
- Dosagem por espectrometria de massa em tandem após cromatografia líquida ( LC-MS/MS).
- Cortisol livre urinário: Masculino: 4,2 a 60,0 microg/24h Feminino: 3,0 a 43,0 microg/24h - Cortisona livre urinária: Masculino: 17 a 141 microg/24h Feminino: 15 a 122 microg/24h Relação cortisol/cortisona: 0,11 a 0,67
A determinação do cortisol livre na urina é útil na avaliação das condições de hipo e, principalmente, hiperfunção adrenal (síndrome de Cushing). Muitos centros utilizam este exame como o primeiro teste de triagem para a síndrome de Cushing, devido à sua alta sensibilidade e também à sua elevada especificidade, comparáveis às do teste rápido de supressão com dexametasona e dosagens séricas. A determinação, no entanto, deve ser feita após a purificação da amostra, uma vez que dosagens diretas sofrem problemas de interferência, gerando valores falsamente elevados. A dosagem concomitante de cortisona livre urinária permite o estudo da atividade da enzima 11b-HSD2 e a pesquisa da síndrome do excesso aparente de mineralocorticoides.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989
A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: