Cortisol, saliva

Outros nomes:

Cortisol na saliva

CORTISOL SALIVAR

CORTISOL LIVRE NA SALIVA

Orientações necessárias

À critério médico, o exame pode ser realizado após tomada de dexametasona na noite anterior. A coleta deve ser feita até duas horas após o horário habitual de o cliente acordar ou conforme solicitação médica. - Não há necessidade de jejum após dieta leve. Se, contudo, o exame for feito após as principais refeições (almoço e jantar), deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta. - O cliente não pode fazer tratamento dentário nas últimas 24 horas anteriores ao exame. - Antes da coleta, é necessário ficar três horas sem escovar os dentes. - Se a amostra for colhida em casa, o cliente deve retirar, no Fleury, o frasco apropriado (Salivette®), o impresso de instruções de coleta, a caixa de isopor e o gelo reciclável. - Materiais colhidos fora do Fleury devem ser entregues em até 48 horas após a coleta se refrigerados (2-8 ºC). Anotar no frasco o horário de coleta. - É necessário informar todos os medicamentos em uso.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g, por 15 minutos, a 4 °C. - Retirar o frasco interno que contém o algodão, deixando a amostra de saliva no tubo. - Enviar o material à seção, refrigerado. - Amostras recebidas em potes de cristal devem ser transferidas para tubos de alíquota padrão. Volume mínimo: 1,0 mL. Amostra com volume inferior a 1,0 mL, consultar o setor CROM antes de solicitar recoleta. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas; Congelada (-20 ºC): 6 meses.

Método

- Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

- Adultos (condições basais): -- Entre 7 e 9 horas: 100 a 670 ng/dL. -- Entre 16 e 17 horas: 50 a 140 ng/dL. -- Entre 23 e 24 horas: até 100 ng/dL.

Interpretação e comentários

- O cortisol é o principal glicocorticóide produzido pelas glândulas adrenais. Obedece a um ritmo circadiano, sendo mais elevado pela manhã e mais baixo à noite. A determinação do cortisol salivar reflete melhor a quantidade de cortisol livre e está indicada principalmente no diagnóstico de hiperfunção da adrenal (síndrome de Cushing). Neste caso, tanto pode ser feito o teste de supressão com 1 mg de dexametasona, como a dosagem isolada do cortisol salivar às 23 horas, que é altamente sensível e específica. A dosagem de cortisol salivar ao acordar também pode ser utilizada para excluir insuficiência adrenal primária (Addison) ou secundária. - A coleta de saliva para a dosagem de esteróides tem algumas vantagens intrínsecas: trata-se de um recurso simples e não-invasivo e os esteróides são perfeitamente estáveis nesse meio. Além disso, apresenta boa correlação com a medida de cortisol livre no soro. - É bom lembrar que o uso de glicocorticóides interfere no resultado deste exame.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989