Cortisol, soro

Outros nomes:

17OH NO SANGUE

17OH NO SORO

ADDISON, SINDROME, CORTISOL

ADRENAL, CORTISOL

COMPOSTO F

CORTICOIDES NO SORO

CUSHING, SINDROME, CORTISOL

HIDROCORTISONA

Cortisol

17 OH no soro

17 OH no sangue

CORTISOL BASAL

Cortisol Matinal

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita até preferencialmente duas horas após o horário habitual do cliente acordar ou em horário especifico( às 08:00 ou 16:00 horas), sinalizar na unidade que consta o cortisol no pedido para priorizarem o atendimento. - Para amostras coletadas às 16 horas é necessário jejum de no mínimo 3 horas. - É necessário informar ao Fleury os medicamentos em uso, em especial os glicocorticóides. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,5 mL de soro (ideal) - Mínimo: 0,4 mL. - Interferente: presença de EDTA ou citrato na amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.

Método

Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

- Entre 7 e 9 horas: 6,0 a 18,4 microg/dL - Entre 16 e 17 horas: 2,7 a 10,5 microg/dL

Interpretação e comentários

- O cortisol é o principal glicocorticóide produzido pelas adrenais no homem. Obedece a um ritmo circadiano, sendo mais elevado pela manhã e mais baixo à noite. Sua determinação está indicada principalmente no diagnóstico de hiperfunção da adrenal (síndrome de Cushing), para o qual o teste de supressão com dexametasona é bastante sensível, e na detecção de hipofunção adrenal primária (Addison) ou secundária, na qual o teste de estímulo com ACTH é útil. - O uso de glicocorticóides interfere no resultado deste exame.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989