Cryptosporidium, Antígeno, fezes

Outros nomes:

CRYPTOSPORIDIUM NAS FEZES, ANTIGENO, PESQ DE

Orientações necessárias

I - Material - O cliente deve colher material de uma evacuação recente em frasco sem conservante. - É possível usar a amostra desta pesquisa para exame parasitológico e outros exames de fezes, desde que tenha sido colhida em frasco sem conservante. II - Preparo - Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode tomar contraste radiológico por via oral, bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio. - Não há necessidade de usar laxante para a coleta. - A amostra não pode ser contaminada com urina nem colhida do vaso sanitário. III - Medicamentos - Se o cliente estiver tomando algum medicamento, não deve suspendê-los, mas apenas informar as medicações em uso. IV - Prazo para a entrega do material no Fleury - A amostra deve ser entregue até duas horas após a coleta, se mantida em temperatura ambiente, ou em 12 horas, se refrigerada.

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 5 g - Encaminhar refrigerado, o mais rápido possível à seção. ATENÇÃO todas as UNIDADES: - Material recebido de 2ª a 6ª após às 18 horas, Sábados, Domingos, Feriados: enviar o material refrigerado para a seção (envolto em almofada de gelo) onde será adequadamente congelado (-20 ºC). Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas; Congelado (-20 ºC): 24 horas.

Método

Ensaio imunocromatrográfico para pesquisa do antígeno do Cryptosporidium sp.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

Este exame é útil no diagnóstico das infecções causadas por Cryptosporidium sp, um gênero de protozoários responsável por diarreia em indivíduos imunocompetentes e em imunodeprimidos. - O quadro diarreico em crianças e adultos imunocompetentes dura de 2 a 8 semanas, com cura espontânea. No entanto, pode ser extremamente grave nos imunodeprimidos. - A detecção do antígeno por imunocromatografia tem sensibilidade e especificidade médias de 80% e 96,9% utilizando-se a microscopia após coloração como padrão ouro. A sensibilidade e especificidade médias, quando o método é comparado ao método de ELISA, são de 79,3% e 99,5%. - Resultados falso-negativos podem ocorrer em amostras fecais com alto teor de sangue. - Um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção por Cryptosporidium parvum.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989