Outros nomes:
CULTURA DE SECRECAO DE OUVIDO (AMBOS)
CULTURA SECRECAO OUVIDO (AMBOS)
OUVIDO, CULTURA SECRECAO (AMBOS)
SECRECAO OUVIDO, BACTERIOLOGICO/CULTURA, AMBOS
Cultura de Secreção de ouvido, direito e esquerdo
Cultura de secreção de conduto auditivo
Cultura para aeróbios em secreção de ouvido
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações.
PROCEDIMENTO DA DISTRIBUIÇÃO - Receber 2 swabs de tampa branca (um para cada ouvido) em saco plástico apropriado. Se houver pedido de GRAMOUV deverão vir 2 lâminas em um frasco porta lâminas. -Enviar para a Seção de Microbiologia no saco plástico em temperatura ambiente. Pode haver solicitação de cultura de um só ouvido. Neste caso é um único swab. PROCEDIMENTO DO LABORATÓRIO/HOSPITAL . Manter o swab em temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia . Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado . Plantão noturno: - Manter em temperatura ambiente . Para enviar para a Microbiologia em saco plástico apropriado . Se houver solicitação de GRAMOUV deverão vir 2 lâminas em frasco porta lâminas
- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.
- Cultura negativa ou presença de microrganismos habitualmente não patogênicos que fazem parte da microbiota deste local.
- O exame contribui para o diagnóstico microbiológico de infecções do conduto auditivo, sendo mais freqüentemente indicado para o diagnóstico etiológico da otite externa, que pode ser causada por diversos microrganismos, sobretudo por Pseudomonas aeruginosa. - Esta cultura também se aplica para a avaliação da microbiota local e a detecção de outros microrganismos patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como Streptococcus pyogenes, Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S. pneumoniae, Arcanobacterium haemolyticum, Corynebacterium pseudodiphtheriticum, H. influenzae, Moraxella catarrhalis e S. aureus. - Apesar de não ser ideal, o método pode ser utilizado para o diagnóstico da otite média supurada em crianças, na qual os agentes mais prevalentes são S. pneumoniae, S. pyogenes, H. influenzae e, menos freqüentemente, S. aureus, M. catarrhalis, bacilos gram-negativos entéricos e anaeróbios. - Em algumas situações, porém, as otites têm etiologia viral e, para esse diagnóstico, é necessária uma solicitação específica.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989
A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: