Outros nomes: Cultura de secreção conjuntival, Cultura de secreção ocular, Cultura para aeróbios em secreção conjuntival, Bacteriológico de secreção conjuntival, Cultura secreção conjuntival, Secreção conjuntival bacteriológico
- Nas seis horas anteriores ao exame, o cliente não pode lavar os olhos nem utilizar maquiagem, colírios e medicamentos tópicos.
- É necessário informar ao Fleury os nomes dos colírios usados nos últimos três dias.
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
- Enviar 1 swab de tampa laranja para cada olho em saco de plástico apropriado para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente, em até 24 horas após a coleta.
- Cultura em meios apropriados para isolamento de diversos microrganismos causadores de infeções conjuntivais.
- Cultura negativa ou crescimento de pequena quantidade de microrganismos da microbiota normal do local.
- O método tem utilidade no diagnóstico etiológico das conjuntivites bacterianas. Entre os microrganismos mais freqüentemente associados a infecções conjuntivais estão Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Neisseria gonorrhoeae (principalmente em neonatos), Enterobacteriaceae e Pseudomonas aeruginosa. Usualmente, o Staphylococcus coagulase-negativo e o Corynebacterium spp constituem a microbiota normal.
- Na suspeita de conjuntivite por Chlamydia trachomatis, é necessária uma solicitação específica, pois esse exame é realizado por outra metodologia.
- Enviar 1 swab de tampa laranja para cada olho em saco de plástico tipo ZIP para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente.
Plantão Noturno:
- Manter o swab em temperatura ambiente
- Na manhã seguinte encaminhar em temperatura ambiente em saco plástico tipo ZIP para a Seção de Microbiologia.