Cultura, orofaringe

Outros nomes:

CULTURA SECRECAO OROFARINGE

OROFARINGE, CULTURA SECRECAO

SECRECAO OROFARINGE, CULTURA

SWAB ORAL (GARGANTA)

Cultura de secreção de orofaringe

Cultura para aeróbios em secreção de orofaringe

Orientações necessárias

- Recomenda-se a realização da prova com jejum de duas horas para evitar náuseas e/ou vômitos por ocasião da coleta. O jejum, porém, não é obrigatório. - A escovação dos dentes pode ser feita normalmente antes do teste. - O cliente não deve utilizar soluções antissépticas para gargarejo nas seis horas que antecedem o exame. - Em caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o cliente precisa informar ao Fleury o nome do medicamento. - A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações.

Processamento e adequação da amostra

Receber 1 swab de carvão ativado dentro de um saco plástico. - Enviar à Seção de Microbiologia no saco plástico em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 12 horas

Método

- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.

Valor de referência

- Presença de microrganismos pertencentes à microbiota normal do local.

Interpretação e comentários

- Esse exame contribui para a avaliação da microbiota local e para a detecção de microrganismos sabidamente patogênicos, como o Streptococcus pyogenes (estreptococo beta-hemolítico do grupo A), ou potencialmente patogênicos, a exemplo de Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S. pneumoniae, Arcanobacterium haemolyticum, Corynebacterium pseudodiphtheriticum, H. influenzae, Moraxella catarrhalis e S. aureus, entre outros. - Para agilizar a pesquisa do Streptococcus pyogenes, pode ser realizada a prova rápida para detecção de S. pyogenes, que, embora não seja mais sensível que a cultura, pode acelerar o diagnóstico etiológico desse estreptococo beta-hemolítico do grupo A. - Na suspeita de angina de Vincent, convém solicitar também exame bacterioscópico (Gram).

Hospitais

- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Seção de Microbiologia. - Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado Plantão noturno: . Manter a temperatura ambiente . Encaminhar para a Seção de Microbiologia à temperatura ambiente. - Se houver solicitação de Gram receber 1 lâmina em frasco porta lâminas.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989