Outros nomes: CULTURA PARA BACILO GRAM NEGATIVO MULTIRRESISTENTE, SWAB ANAL VIGILANCIA, CULTURA DE VIGILÂNCIA PARA BACILO GRAM NEGATIVO MULTIRRESISTENTE, CULTURA DE VIGILANCIA PARA BGN MULTIRRESISTENTE, CULTURA DE VIGILANCIA PARA BGN RESISTENTE, CULTURA PARA ENTEROBACTÉRIAS RESISTENTES, CULTURA PARA ENTEROBACTÉRIAS MULTIRRESISTENTE, CULTURA SWAB RETAL, CULTURA SWAB ANAL
- Este exame exige requisição médica.
- Tal procedimento é feito com o objetivo de pesquisar a colonização por bacilos gram-negativos produtores de betalactamases de espectro estendido e/ou AmpCs plasmidiais em clientes hospitalizados ou em internação domiciliar.
- Não há necessidade de preparo especial.
Enviar o swab em meio de transporte para a Microbiologia em temperatura ambiente.
- Não refrigerar.
Estabilidade da amostra em meio de transporte (swab):
Temperatura ambiente: 72 horas
Refrigerado: 72 horas
Congelado: não aceitável.
- Cultura em caldo com ceftriaxona e ágar cromogênico
- Cultura negativa
Este exame é utilizado para a pesquisa de colonização por enterobactérias produtoras de ESBL e ou AmpC plasmidial. A amostra é inicialmente cultivada em um meio contendo ceftriaxona (1 mg/l) e a seguir as colônias são selecionadas em ágar MacConkey ou ágar cromogênico. As colônias distintas são identificadas em nível de espécie e testadas quanto à produção de ESBL, por bloqueio enzimático com ácido clavulânico, utilizando-se ceftazidima, cefepima e ceftriaxona. A detecção da produção de AmpC é realizada por meio do bloqueio enzimático com ácido fenil-borônico, utilizando-se ceftazidima e cefoxitina. Já a pesquisa de AmpC plasmidial é feita apenas nos isolados não pertencentes ao grupo CESP. Vale destacar que os critérios para a indicação deste exame e a determinação do respectivo material clínico são definidos pelo SCIH da instituição de saúde na qual o cliente encontra-se internado.