Cultura, para Campylobacter jejuni, fezes

Outros nomes:

CAMPYLOBACTER JEJUNI

CAMPYLOBACTER, CULTURA/ISOLAMENTO

CULTURA CAMPYLOBACTER

CULTURA DE CAMPYLOBACTER

ENTEROCOLITE AGUDA, CULTURA P/CAMPYLOBACTER

Cultura, para Campylobacter jejuni nas fezes

Orientações necessárias

- O material colhido em frasco com conservador (Cary-Blair), pegar o swab disponibilizado no kit de coleta, retirar o cotonete com algodão na ponta do meio de coleta e introduzir no pote sem conservante, coletar fezes com este "cotonete" e introduzir novamente no meio de transporte, se mantido em temperatura ambiente ou refrigerado e entregue no Fleury até 12 horas após a coleta. - Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC). - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material em saco plástico para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente se colhido em conservador - Amostra sem conservador, enviar refrigerado. Estabilidade da amostra: - Fezes em conservador Cary-Blair e swab com meio de carvão em temperatura ambiente ou refrigerado (2 a 8 ºC): 12 horas - Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 1 hora - Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas

Método

- Cultura em meio seletivo de Skirrow e incubação em microraerofilia a 42°C.Identificação por provas bioquímicas.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- O exame contribui para o diagnóstico das diarréias bacterianas, uma vez que pesquisa as espécies Campylobacter jejuni, C. coli e C. lari. As infecções causadas por esses patógenos ocorrem predominantemente no verão e acometem pessoas de qualquer faixa etária. O diagnóstico por cultura de fezes se torna mais fácil se a amostra for colhida durante o quadro agudo, antes da administração de antimicrobianos. Convém salientar que este exame faz parte da rotina de coprocultura do Fleury, mas também pode ser solicitado isoladamente.

Hospital

- Manter a amostra a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia - Encaminhar a amostra em saco plástico adequado a temperatura ambiente. - Plantão noturno: idem (somente a cultura de fezes será semeada).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989