Outros nomes: Cultura para cólera, Cultura para Vibrio cholerae, Cultura Vibrio cholerae, Cultura para Vibrio cholerae, Cultura para Vibrio cholerae nas fezes
`-É necessário retirar kit de coleta contendo: pote ou sistema ColOff, um swab com meio de transporte Cary Blair, e as instruções de coleta em uma das unidades Fleury.
-Após evacuar no sistema ColOff ou pote plástico, introduzir por completo a parte do algodão do swab (cotonete) nas fezes, remover e a seguir introduzir o swab no meio de transporte.
-Após a coleta, os swabs podem ser mantidos em temperatura ambiente ou refrigerados (2 a 8°C) e podem ser entregues no Fleury até 24 horas após a coleta.
- Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC)
- O Fleury também recebe swabs anais para a realização deste exame, desde que sejam entregues até seis horas após terem sido colhidos.
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações.
- Enviar material em saco plástico para à seção, em temperatura ambiente. Quando em fralda, receber até 1 horas, refrigerado até 6 horas, ou se em conservador Cary-Blair refrigerado ou não até 24 horas após a coleta. Swab anal pode também ser recebido.
Estabilidade da amostra:
- Fezes em conservador Cary-Blair em temperatura ambiente ou refrigerado (2 a 8 ºC): 24 horas
- Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 1 hora
- Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas
- Cultura em meios seletivos para o isolamento desta bactéria, identificacao bioquímica e sorotipagem com anti-soros específicos.
- Cultura negativa.
- O exame é útil para o diagnóstico de infecção causada por V. cholerae. Outras espécies do gênero Vibrio, tais como V. parahaemolyticus,V. hollisae,V. mimicus e V. fluvialis, podem causar diarréia e são também pesquisadas nesta cultura específica. Esta análise inclui a sorotipagem para V. cholerae do sorogrupo O1, que é um agente implicado em epidemias.