Outros nomes: Cultura Yersinia, Cultura, para Yersinia nas fezes, Plesiomonas, Aeromonas, Cultura de Yersinia, Cultura para Yersinia enterocolites, Cultura para Yersinia, Cultura Yersinia, Cultura para Yersinia nas fezes
`-É necessário retirar kit de coleta contendo: pote ou sistema ColOff, um swab com meio de transporte Cary Blair, e as instruções de coleta em uma das unidades Fleury.
-Após evacuar no sistema ColOff ou pote plástico, introduzir por completo a parte do algodão do swab (cotonete) nas fezes, remover e a seguir introduzir o swab no meio de transporte.
-Após a coleta, os swabs podem ser mantidos em temperatura ambiente ou refrigerados (2 a 8°C) e podem ser entregues no Fleury até 24 horas após a coleta.
- Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC)
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
"- Enviar o material em saco plástico para a seção de Microbiologia em temperatura ambiente, se colhido em conservador.
- Amostra sem conservador, enviar refrigerada.
- Fezes em conservador swab Cary-Blair em temperatura ambiente ou refrigerado (2 a 8 ºC): 24 horas
- Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 1 hora
- Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas
- Cultura em meios seletivos para isolamento de Yersinia, Aeromonas e Plesiomonas. A identificação é feita por provas bioquímicas e por soroaglutinação.
- Cultura negativa.
- Infecções devidas à Yersinia enterocolitica provocam geralmente um quadro diarréico agudo e podem ser adquiridas pela ingestão de alimentos ou água contaminada e, muito raramente, por contato direto com pessoas infectadas. O período de incubação varia entre 4 e 7 dias. A infecção se caracteriza por diarréia aquosa, às vezes com sangue, o que é mais observado em adultos do que em crianças. Febre, vômitos e dores abdominais podem também estar presentes.
- As amostras de fezes devem ser colhidas preferencialmente durante o episódio agudo da doença. Sugere-se realizar também coprocultura para a pesquisa de outras bactérias enteropatogênicas.