Cultura, para Yersinia, fezes

Outros nomes:

CULTURA DE YERSINIA

CULTURA YERSINIA

ENTEROCOLITES, CULTURA PARA YERSINIA

GASTROENTEROCOLITES, CULTURA PARA YERSINIA

YERSINIA, CULTURA

Cultura, para Yersinia nas fezes

Plesiomonas

Aeromonas

Orientações necessárias

- O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - O material colhido em frasco com conservador (Cary-Blair) pode ser mantido em temperatura ambiente ou refrigerado e entregue no Fleury até 24 horas após a coleta. - Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC) - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material em saco plástico para a seção de Microbiologia em temperatura ambiente, se colhido em conservador. - Amostra sem conservador, enviar refrigerada. - Fezes em conservador Cary-Blair em temperatura ambiente ou refrigerado (2 a 8 ºC): 48 horas - Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 1 hora - Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas

Método

- Cultura em meios seletivos para isolamento de Yersinia, Aeromonas e Plesiomonas. A identificação é feita por provas bioquímicas e por soroaglutinação.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- Infecções devidas à Yersinia enterocolitica provocam geralmente um quadro diarréico agudo e podem ser adquiridas pela ingestão de alimentos ou água contaminada e, muito raramente, por contato direto com pessoas infectadas. O período de incubação varia entre 4 e 7 dias. A infecção se caracteriza por diarréia aquosa, às vezes com sangue, o que é mais observado em adultos do que em crianças. Febre, vômitos e dores abdominais podem também estar presentes. - As amostras de fezes devem ser colhidas preferencialmente durante o episódio agudo da doença. Sugere-se realizar também coprocultura para a pesquisa de outras bactérias enteropatogênicas.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989