Outros nomes: Cultura de secreção de nasofaringe, Cultura para aeróbios em secreção de nasofaringe, Cultura de aeróbios em secreção de nasofaringe, Cultura de aeróbios secreção de nasofaringe
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia.
- Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado.
- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.
- Presença de microrganismos habitualmente não patogênicos, pertencentes à microbiota normal do local.
- Esse exame é útil para a avaliação da microbiota local e para a detecção de microrganismos patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como Streptococcus pyogenes, Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S. pneumoniae, Arcanobacterium haemolyticum Corynebacterium pseudodiphtheriticum, H. influenzae, Moraxella catarrhalis e S. aureus, entre outros.
- A cultura também favorece a detecção de portadores assintomáticos de alguns microrganismos, como S. aureus e Neisseria meningitidis (neste caso, com pedido médico específico), e de portadores de S. aureus resistentes à oxacilina (MRSA) em ambiente hospitalar.
- O exame tem pouco valor para o diagnóstico de sinusites bacterianas, pois o agente etiológico da infecção pode não ser o predominante na microbiota da nasofaringe. Para o diagnóstico de infecção bacteriana nos casos de sinusite, recomenda-se realizar punção e aspiração do seio maxilar.
- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia.
- Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado.
Plantão noturno:
- Manter o swab em temperatura ambiente
- Encaminhar para a Seção de Microbiologia em Temperatura ambiente
- Se houver solicitação de Gram, receber 1 lâmina em frasco porta lâminas e encaminhar para a Seção de Microbiologia