Cultura, secreção de nasofaringe

Outros nomes:

CULTURA DE AEROBIOS EM SECRECAO DE NASOFARINGE

SECRECAO DE NASOFARINGE, CULTURA DE AEROBIOS

Cultura de secreção de nasofaringe

Cultura para aeróbios em secreção de nasofaringe

Orientações necessárias

- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia. - Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado.

Método

- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.

Valor de referência

- Presença de microrganismos habitualmente não patogênicos, pertencentes à microbiota normal do local.

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil para a avaliação da microbiota local e para a detecção de microrganismos patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como Streptococcus pyogenes, Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S. pneumoniae, Arcanobacterium haemolyticum Corynebacterium pseudodiphtheriticum, H. influenzae, Moraxella catarrhalis e S. aureus, entre outros. - A cultura também favorece a detecção de portadores assintomáticos de alguns microrganismos, como S. aureus e Neisseria meningitidis (neste caso, com pedido médico específico), e de portadores de S. aureus resistentes à oxacilina (MRSA) em ambiente hospitalar. - O exame tem pouco valor para o diagnóstico de sinusites bacterianas, pois o agente etiológico da infecção pode não ser o predominante na microbiota da nasofaringe. Para o diagnóstico de infecção bacteriana nos casos de sinusite, recomenda-se realizar punção e aspiração do seio maxilar.

Hospitais

- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia. - Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado. Plantão noturno: - Manter o swab em temperatura ambiente - Encaminhar para a Seção de Microbiologia em Temperatura ambiente - Se houver solicitação de Gram, receber 1 lâmina em frasco porta lâminas e encaminhar para a Seção de Microbiologia

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989