Outros nomes: Cultura para Staphylococcus aureus resistente à oxacilina, Cultura para estafilococo OXA-R em vários materiais, Cultura para estafilococo resistente à oxacilina em vários materiais, Cultura para MRSA vários materiais
- Este exame destina-se à pesquisa de colonização por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina.
- Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode utilizar pomadas ou cremes contendo antibiótico na região da qual a amostra será coletada.
- Nas unidades não hospitalares o swab deve ser acondicionado em saco plástico.
- A amostra em swab com meio de transporte é estável em temperatura ambiente ou sob refrigeração (2 a 8ºC) por até 72 horas.
Cultura em ágar cromogênico.
- Negativa.
A colonização por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina (MRSA) é utilizada para avaliar a manutenção de precauções de contato ou sua implementação. Apesar de a porção anterior das narinas ser o hábitat usual dessa bactéria, a coleta de amostras de mais de um sítio anatômico aumenta a sensibilidade do exame.
Os sítios mais frequentemente analisados, além das narinas, incluem a orofaringe, as axilas, a região inguinal e a região perianal. Em ambiente hospitalar, os critérios para a indicação de coleta devem ser definidos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Encaminhar a amostra em swab com meio de transporte em temperatura ambiente para a Microbiologia.
Estabilidade da amostra é de 72 horas