D-Xilose, Prova de Absorção, plasma

Outros nomes:

D XILOSE, PROVA DE ABSORCAO DE

PROVA DE ABSORCAO DA D-XILOSE

XILOSE, PROVA DE ABSORCAO DA D-

XILOSEMIA, PROVA DE ABSORCAO DE D XILOSE

D-Xilose, Prova de Absorção no plasma

TESTE DE D XILOSE, SANGUE

Orientações necessárias

"I Fases do exame e tempo de duração Trata-se de uma prova de absorção, na qual há a ingestão de xilose e é feita a sua dosagem no sangue após um período de 60 minutos. II Preparo O cliente não deve receber laxante 24 horas antes do início do exame. Atenção: A prova terá de ser reagendada se a pessoa apresentar diarreia nos dois dias que a antecedem ou no dia de sua realização. Se forem solicitadas mais de um prova de absorção (lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarreia após a realização de qualquer uma delas, devese cancelar as demais e remarcálas somente após 3 dias de cessado o quadro diarreico "

Processamento e adequação da amostra

" Conferir os horários e os períodos de coleta; Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; Aliquotar 3 mL de plasma em tubo plástico de alíquota padrão, sem aditivo e congelar imediatamente. Volume mínimo: 1 mL Enviar à seção refrigerado Unidade Brasília Aliquotar 3 mL de plasma, em tubo plástico de alíquota padrão, sem aditivo e refrigerar imediatamente. Enviar material refrigerado "

Método

Espectrofotométrico - enzimático

Valor de referência

" Crianças até 12 anos: superior a 30 mg/dL Adultos: superior a 25 mg/dL"

Interpretação e comentários

" O teste é útil no diagnóstico diferencial das síndromes de má absorção intestinal e pancreática. A Dxilose é um açúcar cuja absorção depende somente da integridade da parede intestinal. Assim, valores diminuídos são encontrados nas doenças que cursam com lesão da mucosa intestinal, como doença celíaca Os valores de referência foram estabelecidos para amostras colhidas 60 minutos após a ingestão de quantidade prédeterminada de Dxilose. Mudanças no tempo de coleta desta amostra ou da quantidade de Dxilose administrada vão comprometer a interpretação deste exame e por isto não são recomendados. Não deve ser feita amostra basal, pois a Dxilose não está presente na dieta. "

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989