Outros nomes: DENGUE, ANTIGENO NS1, TESTE RAPIDO, Antígeno dengue no soro, Antígeno dengue soro teste rápido, Antígeno NS1 dengue teste rápido
- - Não é necessário preparo para este exame.
- Este exame pesquisa uma proteína do vírus da dengue, e se aplica ao diagnóstico da doença até, no máximo, o quinto dia após o início dos sintomas.
- A sensibilidade deste exame é menor para pessoas que já tiveram um episódio anterior de dengue.
- Este exame é realizado por imunocromatografia, um método de teste rápido.
- Ao abrir um novo KIT testar os controles de qualidade negativo e positivo e registrar na tampa da caixa o nome do colaborador que fez a validação e a data;
- O KIT deve ser armazenado em temperatura ambiente (15 á 30°C);
- Seguir as instruções do POP-TRA-00035;
- Imunocromatográfico
- Não reagente
- O antígeno NS1 é uma glicoproteína altamente conservada que está presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados pelo vírus da dengue. Dessa forma, pode ser detectado logo após os sintomas terem surgido e, portanto, antes do aparecimento dos anticorpos específicos contra o agente infeccioso.
- Uma vez que é realizado no ponto de atenção primária, este exame não tem a mesma sensibilidade dos testes utilizados rotineiramente para essa investigação. Assim, nas situações em que o resultado for negativo e a suspeita clínica se mantiver, recomenda-se a coleta de sangue para a execução da sorologia (pesquisa de IgM, a partir de 6 a 7 dias do início da sintomatologia.A sensibilidade do teste é menor para o sorotipo DENV4, que produz menores quantidades da glicoproteína NS1, o que deve ser considerado na interpretação de resultados negativos em áreas em que há intensa circulação desse sorotipo. No estado de São Paulo, essa característica tem pouco impacto na sensibilidade global do teste, visto que o DENV4 representa menos de 10% dos casos de infecção até o ano de 2015.