Outros nomes: Aplicação Denosumabe, Aplicação Denosumab, Aplicação Prolia, Aplicação Prolia SC
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento denosumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos com mais de 18 anos.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com solicitação médica.
- Não é necessário jejum.
- Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante.
A administração de denosumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte
- O denosumabe deve ser administrado na dose de 60mg por via SC a cada seis meses.
- Frequentemente são observadas artralgias e dor nas costas com o uso do denosumabe (>10% dos casos). Celulite (infecção do tecido celular subcutâneo) e irritação da pele são raramente observados em pacientes que utilizam o denosumabe (0,1 a 1% dos casos).
- A osteonecrose de mandíbula é muito raramente observada em pacientes que utilizam o denosumabe (<0,1% dos casos).
I - Informações sobre o denosumabe
- O denosumabe é um anticorpo monoclonal recombinante da classe IgG2 de alta especificidade para o ligante do RANK (Receptor Activator of the Nuclear Factor ?B) ou RANKL, contendo apenas sequências humanas de peptídeos, o que confere baixa imunogenicidade à medicação. O RANKL é uma citocina que faz parte da família do fator de necrose tumoral, sendo o principal mediador da reabsorção óssea mediada pelo osteoclasto. O RANKL tem grande importância na patogênese da osteoporose pós menopausa e em outras doenças sistêmicas associadas à perda de massa óssea. O denosumabe é potente inibidor da reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos, pois atua bloqueando a diferenciação, ativação e sobrevida dessas células.
II - Indicações do denosumabe
As indicações, em bula, para uso do denosumabe incluem osteoporose pós menopausa, osteoporose em homens e na osteoporose relacionada ao câncer de próstata e ao câncer de mama. O denosumabe reduz a incidência de fraturas de quadril, de fraturas vertebrais e não vertebrais.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
III - Precauções
O uso do denosumabe deve ser evitado em pacientes que apresentam hipocalcemia ou com histórico de hipersensibilidade ao denosumabe ou a qualquer componente do medicamento.
Pacientes em tratamento com denosumabe devem estar em uso concomitante de reposição de cálcio e vitamina D.
O uso do denosumabe não é recomendado para pacientes pediátricos, pois a segurança e a eficácia deste medicamento não foram estabelecidas para esse grupo de pacientes.