Detecção dos genes, bla-KPC,bla-NDM,blaOXA-48 e blaOXA-48-like, cepa bacteriana

Outros nomes:

PCR para KPC

PCR para NDM

Orientações necessárias

- Esse exame é aplicável a pacientes hospitalizados ou em internação domiciliar e permite avaliar a colonização do trato digestório por bactérias que potencialmente produzem carbapenemases dos tipos KPC e/ou NDM e/ou OXA-48. O exame pode ser utilizado também para confirmação dos genes blaKPC, blaNDM, blaOXA-48 e blaOXA-48-like em culturas bacterianas puras.

Processamento e adequação da amostra

CEPA BACTERIANA: - Enviar a amostra em swab com meio de transporte Amies, Stuart, Cary-Blair ou em tubo com Ágar inclinado em temperatura ambiente ao setor de Métodos Moleculares. SWAB RETAL - Receber swab em tubo sem meio de cultura - Enviar o material à seção de Métodos Moleculares sob refrigeração (2-8ºC) até 48 horas após a coleta, ou congelado até 72 horas após a coleta. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): até 48 horas; Congelada (-20 ºC): até 72 horas CEPA BACTERIANA: Receber cultura bacteriana em placa com meio de cultura ou em swab com meio de transporte - Enviar ao setor de Microbiologia que fará a reativação da cultura e/ou preparo da suspensão para a BMO. Temperatura ambiente: 72 horas; Refrigerado (2-8 ºC): 21 dias.

Método

- PCR em tempo real.

Valor de referência

Não detectado.

Interpretação e comentários

- O teste permite a detecção simultânea dos genes blaNDM-1 a blaNDM-9; blaKPC-2 a blaKPC-14; blaOXA-48, blaOXA-162, blaOXA-163, blaOXA-181, blaOXA-204, blaOXA-232, blaOXA-244, blaOXA-245, blaOXA-247 e blaOXA-370. A diferenciação entre as variantes tem apenas interesse epidemiológico e deve ser realizada por sequenciamento de DNA. A pesquisa dos genes blaKPC, blaNDM e blaOXA-48 por PCR em tempo real permite a detecção precoce de pacientes colonizados por bactérias potencialmente produtoras de carbapenemases e implementação de medidas de precaução de contato mais rigorosas.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989