Diabetes tipo Mody 2 e 3, teste genético, sangue total

Outros nomes:

Pesquisa Mody2/3

Mutações no gene da glucoquinase

Mutações no gene do fator hepatocítico nuclear 1 alfa (HNF-1 ALFA)

Mutações glucoquinase e HNF-1 ALFA

Orientações necessárias

- Este exame é feito somente com solicitação médica e mediante a assinatura de termo de consentimento pelo cliente ou por seus responsáveis, em caso de menores de idade. - A coleta de sangue depende de um contato telefônico entre o médico responsável pelo exame e o médico assistente ou mesmo o cliente. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável no dia do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Não manusear. - Enviar os tubos de EDTA potássico para o LARN em embalagem REF -Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 48 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 72 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Sequenciamento completo da região codificadora e junções éxon-íntron do gene Glucoquinase e Sequenciamento completo da região codificadora e junções exon-intron e região promotora do gene do fator hepatocítico nuclear 1alfa (HNF-1 alfa).

Valor de referência

O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.

Interpretação e comentários

- Estima-se que cerca de 3% a 5% dos casos de diabetes mellitus sejam representados pelas formas de maturity-onset diabetes of the young (MODY), que são caracterizadas por um modo de transmissão autossômico dominante, idades precoces de diagnóstico, em geral antes dos 25 anos, e defeitos de secreção de insulina. Existem hoje mais de 10 tipos de MODY, secundárias a mutações em diversos genes já identificados. Entretanto, em várias populações estudadas, incluindo grupos brasileiros, ocorre um claro predomínio de MODY 2 (gene da glucoquinase) e de MODY 3 (gene HNF-1-alfa), as quais representam perto de 75% a 80% dos casos. De qualquer modo, em cerca de 20% a 30% das famílias nas quais é estabelecido o diagnóstico clínico de MODY, não se encontram mutações em nenhum dos genes descritos até o momento, caracterizando o grupo chamado de MODY-X. Convém ressaltar que filhos de portadores de mutações MODY apresentam 50% de chance de herdar a mutação. Para os casos em que se deseja pesquisar uma mutação conhecida nos parentes do caso-índice, o Fleury disponibiliza um teste confirmatório com esta finalidade.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989