DNA, Anticorpos totais, soro

Outros nomes:

ANTI-DNA NATIVO

DNA DUPLA HÉLICE

DNA NATIVO, ANTICORPOS ANTI

DNA, ANTICORPOS ANTI, QUANTITATIVOS

DS DNA, ANTICORPOS ANTI

DUPLA HÉLICE, DNA ANTICORPOS

LÚPUS, ANTICORPOS ANTI-DNA

Anti-DNA Double Stranded ou SD-DNA ou SDDNA

ANTI DNA

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser realizado em sangue, líquido sinovial ou líquido pleural, a critério médico. II - Para coleta no Fleury - É necessário marcar previamente o procedimento de coleta de líquido sinovial ou pleural. III - Material enviado - As amostras de líquido sinovial ou pleural colhidas fora do Fleury devem ser mantidas refrigeradas e entregues com volume de 1,0 mL.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar o tubo à seção, em temperatura ambiente; - Soro, líquido sinovial ou líquido pleural: volume ideal: 1,0 mL volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Triagem: metodologia imunoenzimática (ELISA) - Imunofluorescência indireta utilizando como substrato Crithidia luciliae.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- O exame tem utilidade no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), já que o auto-anticorpo anti-DNA é considerado o principal marcador da doença, uma vez que é detectado em aproximadamente 40% dos indivíduos não tratados. Juntamente com a detecção do anticorpo antinucleossomo, a dosagem do anti-DNA contribui para o monitoramento clínico dos pacientes, pois seus títulos acompanham o grau de atividade da doença. Em geral, os valores declinam com a introdução de terapêutica específica, razão pela qual o seguimento dos títulos pode ajudar o médico na avaliação da resposta do organismo à introdução do tratamento. A dosagem de anticorpos anti-DNA nativo ou de dupla hélice, associada à identificação de anticorpos antinucleossomo e da fração C2 do complemento, apresenta alto valor preditivo positivo da possibilidade de reativação do LES.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989