Manual de exames

Drogas de Abuso, cabelo

Outros nomes: DROGAS DE ABUSO NO CABELO, DETECÇAO DE DROGAS DE ABUSO EM MATERIAL CAPILAR, DETECCAO, EM CABELOS, DE DROGA DE ABUSO

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O Fleury não aceita amostras que não tenham sido colhidas em suas unidades.
- Antes da coleta, o cliente não pode passar gel, mousse nem outros tipos de fixador no cabelo. Se a coleta for realizada em pelos, não utilizar cremes óleos e desodorantes.
- Este exame não é válido para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- É necessário apresentar documento de identidade (RG).
- Exame pode ser realizado em menores de 16 anos.
- É necessário que envie uma cópia do documento de identidade (RG) do responsável e do menor de 16 anos.

Método

Radio Imunoensaio, com confirmação por espectrometria de massa.

Valor de referência

- Ausência da droga pesquisada.

Interpretação e comentários

- Este exame fornece um histórico do consumo de drogas de abuso, tais como cocaína, opiáceos (morfina e codeína), anfetaminas e metanfetaminas, benzodiazepínicos e cannabis (maconha).
- O cabelo cresce, em média, um centímetro por mês bem como os pelos corporais, estes, porém numa velocidade menor (aproximadamente de um terço a metade da velocidade de crescimento do cabelo). Os cabelos demoram de 5 a 6 dias para emergirem do bulbo e estarem acessíveis para análise. Durante o crescimento, os cabelos e os pelos incorporam, em sua matriz, drogas e medicamentos que porventura estejam presentes na circulação sanguínea. Esta incorporação também pode ocorrer pela transpiração e oleosidade da pele. A maior parte das substâncias químicas empregadas de forma abusiva é depurada do sangue em poucas horas e na urina esta depuração ocorre em dois ou três dias. Dessa forma, o consumo intermitente de drogas como a cocaína e a heroína pode não ser detectado quando a pesquisa é feita no sangue ou na urina, pelo fato de a janela de detecção destas substâncias ser curta tanto no sangue como na urina. Porém o contrário ocorre no cabelo onde temos uma larga (prolongada) janela de detecção. Por se tratar de uma substância lipossolúvel, apenas a cannabis tende a ser excretada por tempo mais prolongado na urina.
- No cabelo, a análise pode ser realizada em segmento proximal de 1 a 3 cm de comprimento, o que equivale ao histórico de consumo de 1 a 3 meses, cabelos mais longos permitem um maior período de detecção. É realizada a pesquisa das seguintes drogas:

- Cocaína e derivados, incluindo Crack e Merla.
- Anfetaminas, distinguindo o consumo como droga do consumo terapêutico.
- Anfetaminas detectáveis (Mazindol - Absten plus, Fagolipo, Moderamin, Lipase, Diazinil, Dobesin, Dasten); (Fenoproporex - Desobi-m, Lipomas ap., Inobestin); (Anfepramona -Inibex - Cloridrato de Anfepramona); Hipofagin; (Dualid - Cloridrato de Anfepramona); ("rebite").
- Metanfetaminas (speed, ice, Pervitin, etc).
- Ecstasy (MDMA), (MDA).
- Ecstasy (EVE - MDE) - nomes comerciais: Happy, super Ecstasy.
- Maconha e derivados.
- Opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína.
- Benzodiazepínicos (Valium; Diazepam e Xanax: Alprazolam).


- O uso de descolorantes e o contato externo do cabelo com drogas de abuso não interferem no resultado. Apenas quando a droga circulou na corrente sanguínea em algum momento é que o teste a detecta.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o formulário com o material coletado para o LARI/LARN.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura