Manual de exames

Entamoeba histolytica, Antígeno, fezes

Outros nomes: Antígeno da E histolytica nas fezes, E. HISTOLYTICA NAS FEZES, ANTIGENO DA, Adesina galactose específica , Pesquisa de ameba, Diferenciação entre E hystolytica e E dispar, Pesquisa do antígeno Entamoeba histolytica fezes, Pesquisa do antígeno nas fezes ameba histolytica, Elisa para Entamoeba histolytica, Diferenciação por Elisa Entamoeba hystolytica e Entamoeba dispar, Pesquisa do antígeno de Entamoeba histolytica nas fezes, Pesquisa do antígeno de ameba histolytica nas fezes, Entamoeba hystolytica e Entamoeba dispar Diferenciação por Elisa

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O cliente deve colher a amostra de uma evacuação recente, em frasco sem conservante. Os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções devem ser retirados no Fleury.
- O cliente deve colher, em frasco sem conservante, todo o material de uma evacuação recente.
- O material tem de ser entregue até 12 horas, se estiver refrigerado.
- Não há necessidade de tomar laxante nem de suspender nenhum medicamento, mas apenas de informar as medicações em uso.
- A amostra não pode ser contaminada com urina nem colhida do vaso sanitário.
- Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode receber contraste radiológico via oral à base de bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio.
- A amostra pode servir também para o exame parasitológico e para outros exames de fezes, desde que seja colhida em frasco sem conservante.

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 5g
- Encaminhar refrigerado, o mais rápido possível á seção.

ATENÇÃO todas as UNIDADES:
- Material recebido de 2ª a 6ª após às 18 h, Sábados, Domingos, Feriados: enviar o material refrigerado para a seção (envolto em almofada de gelo) onde será adequadamente congelado (-20 ºC).

Estabilidade da amostra
Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas;
Congelado( -20 ºC): 48 horas.

Método

- Ensaio imunoenzimático (ELISA) para detecção do antígeno da E. histolytica nas fezes.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- Após a perfeita caracterização das duas espécies de amebas pertencentes ao complexo E. histolytica/E. dispar, ocorrida nos últimos anos, foi desenvolvido um teste imunoenzimático para a pesquisa do antígeno da E. histolytica nas fezes, que veio auxiliar o diagnóstico da amebíase intestinal. O método é capaz de diferenciar a infecção causada pela E. histolytica (patogênica) da E. díspar (não-patogênica), visto que, ao exame microscópico, essas duas espécies de amebas são morfologicamente idênticas.
- O teste é significativamente mais sensível (97%), específico (99%) e rápido que os recursos tradicionais de investigação. Para ter uma idéia, o diagnóstico microscópico da infecção intestinal causada por E. histolytica/E. dispar é feito somente em 72-76% dos casos, mesmo após a execução de seis exames protoparasitológicos. Além disso, não há descrição de reação cruzada do teste (resultado falso-positivo) com outros parasitas. Por outro lado, resultados falso-negativos podem ocorrer em fezes colocadas em formol ou na presença de níveis de antígeno abaixo do limite de detecção do teste. Nesta última situação, indivíduos com suspeita de infecção por E. histolytica devem fazer exames seriados.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura