Entamoeba histolytica e E. dispar, pesq. de trofozoítos, Vários Materiais

Outros nomes:

Trofozoítos por coloração de hematoxilina férrica

Trofozoítos pela coloração de tricromo di Gomori

Hematoxilína férrica

Fezes, análise pelo método Schaudinn

Orientações necessárias

- Este exame é recomendado para o diagnóstico de diarréias causadas por Dientamoeba fragilis e Entamoeba histolytica /E. dispar. - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos..

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 20 g (1 colher de plástico cheia) - Transferir parte da fezes (1 colher de plástico cheia) para o frasco com conservante SAF. quando a amostra for recebida somente em frasco seco. - Tampar e a seguir verificar a correta vedação da tampa. - Homogeneizar por inversão. - A quantidade de conservador deve ser cerca de 3 vezes aquela do material. Caso o material seja escasso, utilizar menor quantidade de conservador de modo a manter a proporção de 3 partes de conservador para uma parte do material. - Encaminhar ao setor de Microbiologia, o frasco com conservante (SAF), em temperatura ambiente. - MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA: Para as amostras excepcionalmente recebidas em frasco seco ou fralda, o material deve ser encaminhado à distribuição em até 3 horas após a coleta, para a transferência de uma parte do material (1 porção/colher) para o frasco com conservador. - MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA: . Utilizando a colher descartável, 4 a 5 porções (colheres) para o frasco de tampa rosqueada sem conservante (frasco seco). . Utilizando a colher, transferir 1 porção para o frasco com conservante. Tampar verificando o encaixe adequado da tampa, para evitar vazamentos. . Se existir pomada visível junto com as fezes, separar e desprezar a porção que contém o produto.

Método

- Coloração Tricromática de Wheatley.

Valor de referência

- Ausência de trofozoítos de E. histolytica/E. dispar ou Dientamoeba fragilis.

Interpretação e comentários

- A maior utilidade do teste é a pesquisa de trofozoítos de Dientamoeba fragilis, que causa diarréia não invasiva, mas não tem em seu ciclo de vida a fase cística. O quadro clínico inclui diarréia nas duas primeiras semanas e dor abdominal que pode persistir por um a dois meses. O exame deve ser realizado em três amostras coletadas em dias distintos. - Nas diarréias agudas por Entamoeba histolytica, as formas vegetativas (trofozoítos) são predominantes, mas o exame parasitológico de rotina detecta apenas as formas císticas. - Este exame, não permite diferenciar Entamoeba histolytica de Entamoeba dispar, não patogênica, sendo indicado para esse fim a pesquisa de antígeno específico de E. histolytica.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989