Manual de exames

ESTUDO MOLECULAR DO GENE, sangue total

Outros nomes: CYP21, Estudo molecular do gene, Gene CYP21, Estudo molecular, Estudo molecular do gene CYP21, 21 Alfa Hidroxilase, seqüenciamento por técnica molecular, Estudo molecular para Hiperplasia congênita adrenal, Adrenal, estudo molecular p/ hiperplasia congênita, Análise molecular do gene da 21 hidroxilase, Estudo molecular para Hiperplasia adrenal congênita, Pesquisa de Mutação da 21 Hidroxilase, Hiperplasia adrenal por deficiência de CYP21, Hiperplasia Adrenal por deficiência de CYP21A2 , Deficiência de CYP21A2, Deficiência de CYP21, HAC por CYP21, HAC por CYP21A2, HCSR por CYP21, HCSR por CYP21A2, Hiperplasia adrenal congênita por CYP21, Hiperplasia adrenal congênita por CYP21A2, Hiperplasia congênita de suprarrenal por CYP21, Hiperplasia congênita de suprarrenal por CYP21A2, Pesquisa molecular de CYP21, Pesquisa molecular de CYP21A2

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

IMPORTANTE:
- Este exame é realizado somente com pedido médico e mediante a assinatura de termo de consentimento pelo cliente ou por seus responsáveis, em caso de menores de idade.

- O questionário poderá ser respondido no dia da coleta do exame. Se houver dificuldade para preenchimento do questionário, o médico da unidade de coleta poderá ajudar. Se o cliente preferir, a equipe de assessores de endocrinologia poderá entrar em contato para ajuda com o preenchimento do questionário.

- Esse exame inclui a coleta de amostras dos pais para a melhor interpretação do resultado, na impossibilidade da coleta dos pais, contatar o laboratório.

- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

Processamento e adequação da amostra


- Não manipular.
- Enviar o material para LARI-LARN em temperatura refrigerada, junto com o Questionário e Termo de Consentimento preenchidos e assinados.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: Não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): Não aceitável.

Método

Inicia-se pela pesquisa das 14 mutações no gene CYP21A2 mais frequentes.
É realizada uma amplificação com primers específicos para o gene ativo CYP21A2, totalizando duas reações de PCR: uma amplifica os exons 1 ao 3 e a outra os exons 3 ao 10. Estes produtos de PCR serão utilizados como molde na reação de sequencimento de todo o gene, incluindo exons, introns e região promotora proximal.
Para a pesquisa de grandes rearranjos gênicos envolvendo o gene CYP21A2, tais como deleção e grande conversão gênica e também para a pesquisa da mutação Del 8 nt utiliza-se a técinica de MLPA (Multiplex ligation-dependent probe amplification).

Valor de referência

- O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.

Interpretação e comentários


- Este estudo está indicado para o diagnóstico pós-natal de portadores das formas clássica e não clássica da deficiência da 21-hidroxilase e para parceiro de portadora das diferentes formas clínicas dessa deficiência, para aconselhamento genético. O estudo de um determinado indivíduo se inicia pelas mutações mais frequentes na forma clínica da doença apresentada. A seguir, as mutações identificadas no caso-índice são pesquisadas no DNA dos pais. Para os casos em que se deseja pesquisar uma mutação conhecida nos outros parentes do caso-índice, o Fleury disponibiliza um teste confirmatório com esta finalidade. Em 94% dos alelos, identificamos, em nossa casuística, apenas uma mutação de ponto por alelo. A associação da técnica de sequenciamento permite o diagnóstico de 100% dos alelos da forma clássica e de 81% dos alelos da forma não clássica. Os estudos moleculares do gene da 21- hidroxilase demonstram a possibilidade de falha de amplificação do alelo normal ou mutante particularmente no sítio da mutação I2 Splice, o que ocorre em aproximadamente 8% dos alelos. Esses problemas podem ser minimizados com a associação do estudo de microssatélites que flanqueiam o gene CYP21A2, o qual é realizado quando há necessidade.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura