EXAME IMUNOCITOQUIMICO, PESQUISA DE P16 E Ki67, material vaginal e colo uterino

Outros nomes:

EXAME IMUNOCITOQUIMICO COM CO-EXPRESSÃO DE P16 E KI67

Orientações necessárias

" ' - Critérios de realização - - Esse exame é realizado somente com pedido médico. - Cliente com idade inferior a 18 anos, necessário estar acompanhado de um responsável legal no dia do exame. - Este exame é efetuado em amostra colhida nas Unidades de Atendimento ou em material enviado em frasco de citologia em base líquida. II - Preparo - Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque, ultra-sonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve; -- não manter relações sexuais com ou sem uso de preservativo; -- A coleta não deve ser feita durante a menstruação, exceto se o médico do cliente solicite a realização durante esse período. -- Exame poderá ser realizado em sangramento não menstrual. - Este exame é feito nos materiais abaixo, que podem ser colhidos no Fleury, ou, enviados conforme as especificações também descritas a seguir: - Materiais citológicos (cervical/cérvico-vaginal) colhidos em MEIO LÍQUIDO: ThinPrep, Cobas PCR ou SurePath"

Processamento e adequação da amostra

Enviar o material à seção, em temperatura ambiente..

Método

-Consiste na expressão imunocitoquimica simultânea das proteínas P16 e KI67 em amostras citológicas obtidas no colo uterino. -As proteínas são detectadas por um coquetel de anticorpos primários e visualizado por uma reação colorimétrica através de dois substrato-DAB e Fast Red resultando em um precipitado acastanhado no antígeno P16 e precipitado vermelho no KI67 respectivamente. -A positividade do teste é visualizada precisamente no núcleo e citoplasma das células infectadas.

Valor de referência

Resultado NEGATIVO (ausência de co-localização p16/Ki67)

Interpretação e comentários

Resultado de teste positivo A presença de uma ou mais células epiteliais do colo do útero com a co-localização de imuno-coloração citoplasmática castanha específica e imuno-coloração nuclear vermelha específica dentro da mesma célula é interpretada como um resultado de teste CINtec PLUS Cytology positivo. Resultado de teste negativo Se nenhuma célula epitelial do colo do útero apresentar simultaneamente imunocoloração citoplasmática castanha e imuno-coloração nuclear vermelha, o resultado do teste CINtec PLUS Cytology é considerado negativo. A presença de células epiteliais do colo do útero que apresentem imunorreactividade apenas para um e não para ambos os marcadores (como coloração castanha apenas para p16INK4a ou coloração vermelha apenas para Ki-67) não é considerada como um resultado de teste positivo para o Kit CINtec PLUS Cytology.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989