Fator Intrínseco, Anticorpos Bloqueadores, soro

Outros nomes:

ANEMIA PERNICIOSA, ANTIC BLOQU FATOR INTRINSECO

INTRINSECO, FATOR, ANTICORPOS BLOQUEADORES

Fator Intrínseco, Anticorpos Bloqueadores

Orientações necessárias

- O cliente não pode realizar exame com radioisótopos (de Medicina Nuclear), nem tomar vitamina B12 endovenosa ou intramuscular nas duas semanas que antecedem este teste. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 18 ºC; - Serão rejeitadas as amostras com alto índice de hemólise, lipemia e que estiverem em temperatura ambiente. - Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão. - Volume mínimo: 0,5 mL. - Congelar a -20 ºC. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias; Congelada (-20 ºC): 14 dias.

Método

- Enzima imunoensaio.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico da anemia perniciosa. Os anticorpos antifator intrínseco podem impedir a ligação do fator intrínseco (FI) e da vitamina B12 (anticorpos bloqueadores) ou, então, se ligar ao complexo FI-B12, limitando a absorção da vitamina B12. Detectam-se anticorpos anti-FI em 50% dos portadores de anemia perniciosa, mas raramente em outras situações, o que torna este exame altamente específico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989