Manual de exames

Fator Intrínseco, Anticorpos, soro

Outros nomes: Anticorpos anti fator intrínseco

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O cliente deve apresentar documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

Aguardar 30 minutos;
Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a temperatura ambiente;
Não aliquotar;
Enviar à seção, em temperatura ambiente;
Volume ideal: 1,0 mL. Volume mínimo: 0,25 mL.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

Imunoenzimático.

Valor de referência

Resultado negativo: inferior a 1,0 unidades/mL;
Resultado indeterminado: entre 1,0 e 1,2 unidades/mL.
Resultado positivo: maior ou igual a 1,3 unidades/mL.

Interpretação e comentários

O fator intrínseco (FI) é uma glicoproteína de 50kDa, importante na absorção de vitamina B12 (fator extrínseco) no trato digestivo. O FI é produzido por células parietais da mucosa do estômago e após sua secreção no estômago, o FI se liga à vitamina B12 que foi ingerida com alimentos. O complexo de vitamina B12-IF é absorvido no íleo por ligação a um receptor específico para FI. Após a absorção, a vitamina B12 é liberada para a corrente sanguínea onde ela se liga à transcobalamina. A produção reduzida de FI ou o comprometimento da sua função transportadora provocam deficiência de vitamina B12 resultando no desenvolvimento da anemia perniciosa.
A gastrite atrófica crônica do tipo A (5% de todas as formas) é caracterizada por processos autoimunes que levam à destruição de células parietais e à produção de autoanticorpos contra células parietais e FI. A gastrite do tipo A ocorre frequentemente em contexto com outros distúrbios poliendocrinológicos autoimunes (por exemplo, tireoidite de Hashimoto, doença de Addison, diabetes mellitus insulino-dependente). Pacientes com gastrite de tipo A têm risco aumentado de carcinoma de estômago.
Autoanticorpos contra o Fator Intrínseco ocorrem em 50 a 50% dos pacientes com anemia perniciosa, sendo considerados específicos para esta condição. Anticorpos contra células parietais ocorrem em cerca de 90% dos pacientes com anemia perniciosa, porém não são específicos desta enfermidade. A presença de ambos os anticorpos aumenta a acurácia diagnóstica para anemia perniciosa.
Autoanticorpos contra o FI são divididos em dois tipos. Os autoanticorpos do tipo I, ou anticorpos bloqueadores, ligam-se ao sítio de ligação do FI à vitamina B12 (aminoácidos 251-265). Os anticorpos do tipo II ligam-se ao complexo FI-Vitamina B12. Ambos têm a capacidade de impedir a absorção intestinal de vitamina B12. O ELISA com FI imobilizado é capaz de detectar ambos os tipos de anticorpos anti-FI, não discriminando ambos os tipos. Este ensaio não é competitivo e, portanto, não sofre interferência de uso recente de vitamina B12.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura