Fenotipagem eritrocitária, estendida, sangue

Outros nomes:

Fenotipagem dos sistemas eritrocitários

Pesquisa dos antígenos eritrocitários

Pesquisa dos sistemas eritrocitários Rh, Kell, Duffy, Kidd, Lewis, P, MNS e Luth

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear. - Enviar ao setor em temperatura ambiente. - Estabilidade da amostra: -- refrigerada (2-8°C): 7 dias; -- congelada (-20°C): não aceitável.

Método

- Gel centrifugação.

Interpretação e comentários

Os antígenos dos sistemas Rh (C, c, Cw, E, e) e Kell (K) são considerados altamente imunogênicos. Já os dos sistemas Duffy, Kidd, e MNS são menos imunogênicos, porém têm grande importância clínica, uma vez que também podem estimular a produção de anticorpos em indivíduos negativos para os respectivos antígenos. Uma vez formados, tais anticorpos, quando em contato com hemácias incompatíveis, podem destruir os glóbulos vermelhos que expressem os antígenos correspondentes. - Portanto, a determinação fenotípica desses sistemas é importante para gestantes aloimunizadas, para pacientes que iniciarão esquema crônico de transfusão, para indivíduos com anticorpos irregulares de significado clínico e para candidatos a transplantes em geral e seus doadores, além de ser útil para a fenotipagem de doadores de sangue.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989