Outros nomes: Hibridação por fluorescência para o gene ALK, Pesquisa do gene ALK por FISH, FISH para translocação do gene ALK, Rearranjo para ALK, Pesquisa de rearranjoou translocação do gene ALK por FISH
Este exame é realizado somente mediante diagnóstico confirmado de linfoma e de carcinomas não pequenas células de pulmão.
Distribuição:
Encaminhar o(s) bloco(s) de parafina enviado(s) ou amostra processada no Laboratório juntamente com a solicitação médica, laudo anatomopatológico e o questionário respondido pelo cliente à Anatomia Patológica.
AP (Anatomia Patológica):
Informação sobre o preparo das lâminas:
-- Não passar as lâminas em estufa;
-- Enviar 2 lâminas em branco com cortes de 4 micras em lâmina carregada positivamente (preferência lâminas TOMO – Roche) + 1 HE.
Estabilidade:
Temperatura ambiente (20-25°C): por tempo indeterminado.
Hibridação "in situ" por fluorescência em amostras incluídas em parafina. Trata-se de reação na qual se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo, a qual se liga ao DNA alvo complementar.
A análise consiste na contagem de 200 intérfases por dois ou mais observadores.
Controle normal < 15% de células com uma fusão e um sinal verde e vermelho separados.
A detecção de rearranjos envolvendo o gene ALK é de extrema importância em carcinomas não pequenas células de pulmão, para indicação terapêutica e, em alguns tipos de linfoma, para diagnóstico e indicação terapêutica.