FISH para o gene ROS1, Bloco de Parafina

Outros nomes:

ROS1

REARRANJO ROS1

TRANSLOCAÇÃO ROS1

FUSÃO ROS1

pesquisa do gene ROS1 por FISH

FISH para o gene ROS1

rearranjo do gene ROS1 por FISH

Processamento e adequação da amostra

Encaminhar a amostra juntamente com a solicitação médica e o questionário preenchido pelo cliente à Anatomia Patológica.

Método

Hibridação "in situ" por fluorescência utilizando uma sonda de ruptura, analisando 200 intérfases por dois ou mais analistas.

Valor de referência

Positivo – se > 15% rearranjo Negativo - se < 5% rearranjo

Interpretação e comentários

A presença de rearranjo do gene ROS1 em carcinomas não pequenas células de pulmão (NSCLC) é indicativa de uma mutação do tipo direcionadora, em geral presente em tumores que não apresentam mutações em EGFR, KRAS ou ALK. A presença do rearranjo identifica este tipo molecular de câncer de pulmão, elegível para terapia-alvo. O carcinoma de pulmão com rearranjo do ROS1 ocorre com frequência de cerca de 1-2% dos casos, e tem maior associação com indivíduos não-fumantes e ocorrência de metástases cerebrais. ROS1 tem atividade tirosinoquinase, constitutivamente ativada nos casos com rearranjo do gene, e que leva ao crescimento e ativação do ciclo celular. Esta atividade é inibida por drogas-alvo como o crizotinibe.

Orientações necessárias

Este exame é realizado para detectar rearranjos em câncer de pulmão não pequenas células (NSCLC) ou outras neoplasias conforme pedido médico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989