FISH para o gene TP53, Vários Materiais

Outros nomes:

pesquisa do gene TP53 por FISH

Hibridação in situ por fluorescência para o gene TP53

deleção do gene TP53 por FISH

Hibridação in situ por fluorescência para deleção do gene TP53

Orientações necessárias

O exame é realizado em amostra de medula óssea, sangue periférico ou material de bloco em parafina, EXCETO TECIDOS SUBMETIDOS À DESCALCIFICAÇÃO COMO OSSO E MEDULA ÓSSEA. Se a coleta de medula óssea for feita no Fleury, a mesma deve ser previamente agendada. Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame. - Necessário apresentar pedido médico

Processamento e adequação da amostra

Encaminhar o material o mais rápido possível (período de 24 horas), sob refrigeração, à seção. Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados.

Método

Hibridação "in situ" por fluorescência. - Trata-se de reação onde se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo que vai se ligar ao DNA alvo complementar. - São analisadas 200 intérfases por 2 ou mais observadores.

Valor de referência

Controle normal: <5% de células com dois sinais verdes e um sinal vermelho.

Interpretação e comentários

A LLC é a leucemia mais prevalente no Ocidente com uma estimativa de seis casos novos para cada 100.000 habitantes por ano. Acomete preferencialmente idosos. Entretanto, a maioria apresenta doença indolente, Cerca de 20% dos casos se apresentam, ao diagnóstico, com doença agressiva e precisam de terapia imediata. Cerca de 7% do total de casos diagnosticados pode apresentar a del(17p). A pesquisa da deleção do 17p, gene TP53, por FISH está indicada ao diagnóstico e no tratamento de pacientes com Leucemia Linfocítica Crônica. Esse exame também pode ser indicado para outras doenças neoplásicas hematológicas, tais como, linfomas, mieloma múltiplo e síndromes mielodisplásicas (SMD). Não está indicado para Li Fraumeni.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989