Outros nomes: pesquisa do gene TP53 por FISH, Hibridação in situ por fluorescência para o gene TP53, deleção do gene TP53 por FISH, Hibridação in situ por fluorescência para deleção do gene TP53, Fish para del17p
O exame é realizado em amostra de medula óssea, sangue periférico ou material de bloco em parafina, EXCETO TECIDOS SUBMETIDOS À DESCALCIFICAÇÃO COMO OSSO E MEDULA ÓSSEA.
Se a coleta de medula óssea for feita no Fleury, a mesma deve ser previamente agendada. Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.
- Necessário apresentar pedido médico.
Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:
https://www.fleurygenomica.com.br/
Encaminhar o material o mais rápido possível (período de 24 horas), sob refrigeração, à seção.
Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados.
Hibridação "in situ" por fluorescência.
- Trata-se de reação onde se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo que vai se ligar ao DNA alvo complementar.
- São analisadas 200 intérfases por 2 ou mais observadores.
Controle normal: <5% de células com dois sinais verdes e um sinal vermelho.
A LLC é a leucemia mais prevalente no Ocidente com uma estimativa de seis casos novos para cada 100.000 habitantes por ano. Acomete preferencialmente idosos. Entretanto, a maioria apresenta doença indolente, Cerca de 20% dos casos se apresentam, ao diagnóstico, com doença agressiva e precisam de terapia imediata. Cerca de 7% do total de casos diagnosticados pode apresentar a del(17p). A pesquisa da deleção do 17p, gene TP53, por FISH está indicada ao diagnóstico e no tratamento de pacientes com Leucemia Linfocítica Crônica. Esse exame também pode ser indicado para outras doenças neoplásicas hematológicas, tais como, linfomas, mieloma múltiplo e síndromes mielodisplásicas (SMD). Não está indicado para Li Fraumeni.