Manual de exames

Gangliosídeos, Anticorpos, soro

Outros nomes: Anticorpos anti GM1 , Anti GM1, Anticorpos anti gangliosídeos, Anticorpos gangliosídeos, Anticorpos GM1, Anti-gangliosídeos, Detecção de autoanticorpos antigangliosídeos IgG/IgM, Neuropatia autoimune, Gangliosídeos anticorpos

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

Este exame não necessita preparo


Processamento e adequação da amostra

Soro:
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, refrigerado;

Estabilidade das amostras soro:
Temperatura ambiente: 8 horas
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses

Método

Imunodot

Valor de referência

Negativo ou Positivo

Uma amostra é considerada negativa em relação a um dos anticorpos se a coloração da linha de teste apresentar uma coloração igual ou menos intensa que a faixa no modelo de identificação/avaliação.

Uma amostra é considerada positiva em relação a um dos anticorpos se a coloração da linha de teste apresentar uma coloração mais intensa do que a faixa no modelo de identificação/avaliação.

A linha de controle positivo deve ser positiva em todos os casos. A coloração da linha garante que o teste foi executado corretamente e que o kit componentes não são degradados. Se a linha de controle positivo não mostrar coloração os resultados não podem ser interpretados.



Interpretação e comentários

Os gangliosídios são esfingolípides que estão presentes em grande quantidade nas membranas de células nervosas. Os gangliosídeos desempenham papéis importantes em funções biológicas como crescimento e diferenciação celular, modulação da transdução de sinal e reações imunes. Os autoanticorpos anti-gangliosídios são policlonais e encontram-se elevados em algumas formas de neuropatias periféricas motoras multifocais que se caracterizam por déficit motor assimétrico de caráter progressivo, sem comprometimento da sensibilidade ou sinais de espasticidade. De 30% a 50% dessas neuropatias são associadas a altos títulos de anticorpos antigangliosídios. Por serem imunologicamente mediadas, tais formas respondem à terapia imunossupressora. A literatura descreve sensibilidade e especificidade do método em cerca de 56% e 97%, respectivamente. Considerando que não são todos os pacientes com neuropartias autoimunes que apresentam positividade para autoanticorpos anti-gangliosídeos e também considerando que pode haver reações cruzadas devido a mimetismo com estruturas de alguns patógenos, a valorização do resultado ficará a critério de clínico assistente, levando em consideração a avaliação clínca para conclusão diagnóstica.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura