Manual de exames

Glatirâmer COPAXONE, apenas aplicação, subcutâneo

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento
- O medicamento fremanezumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos com mais de 18 anos.

II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum, mas o paciente deve evitar refeições pesadas nas últimas 4 horas que antecedem a infusão.
- A primeira administração de fremanezumabe é realizada após entrevista médica. Nos dias que antecedem ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação.Esse medicamento possui restrições, caso haja dúvidas entrar em contato com seu médico:
- Durante a gestação ou suspeita
- Amamentação
- Durante tratamento de fertilização
- Se você tem idade superior a 65 anos
- Histórico de reação alérgica ao medicamento
- Processo infeccioso agudo

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o acetato de glatirâmer
O acetato de glatirâmer reage de forma cruzada com a proteína básica da mielina (PBM) nos níveis humoral e celular. Esse fármaco liga-se com grande afinidade ao MHC (complexo de histocompatibilidade) de classe II na superfície de células apresentadoras de antígenos, suficiente para competir na ligação e deslocar a PBM, a glicoproteína oligodendrócito mielínica (GOM) e a proteína proteolipídica (PPL), evitando a ligação dessas proteínas ao MHC II. A atividade inflamatória da esclerose múltipla é melhorada por dois efeitos específicos das ligações do acetato de glatirâmer ao MHC de Classe II sobre as células apresentadoras de antígeno: 1- Ativação das células-T reguladoras (antígeno-específicas) que irão mediar mecanismos de supressão da doença. 2- Competição direta ou mesmo deslocamento da PBM e outros componentes encefalitogênicos associados à mielina para ligar-se ao MHC de classe II, com subsequente inibição das etapas de indução da resposta celular antígeno-específicas, como proliferação de células, secreção de linfocinas e citotoxicidade. O acetato de glatirâmer geralmente não causa imunossupressão, mas não há como descartar totalmente esse risco.

II - Indicações do acetato de glatirâmer
O acetato de glatirâmer é indicado para reduzir a frequência de recidivas nos pacientes com esclerose múltipla remissiva recidivante. Ainda não existem estudos comprovando o benefício do acetato de glatirâmer em outras formas de esclerose múltipla. Esse fármaco também é indicado no tratamento de pacientes que apresentaram primeiro episódio clínico bem definido e que apresentem alto risco de desenvolver esclerose múltipla clinicamente definida.

Doses e intervalos

A dose recomendada de acetato de glatirâmer para adultos é de 20 mg (uma seringa preenchida), administrada por via subcutânea, uma vez ao dia.

Efeitos adversos

Os principais eventos adversos observados com o uso do acetato de glatirâmer (frequência > 10%) são: dor no local da aplicação (73%), eritema local (66%), sensação de fraqueza (41%), prurido local (40%), aumento de volume no local da aplicação (27%), rubor/vasodilatação (27%), artralgias (28%), ansiedade (23%), náuseas (22%), síndrome gripal (19%), palpitações (17%), dor torácica (2-16%), diarreia (12%), linfadenopatia (12%) e anorexia (8%).

Farmácia

Preparo:
Toda a preparação do medicamento Glatirâmer deve ser realizada em condições assépticas.

Materiais:
1 par de luvas de procedimento;
Seringa pronta para uso (20mg/1ml ou 40mg/1ml).

Reconstituição:
N/A

Estabilidade após Reconstituição:
N/A

Diluição:
N/A

Estabilidade na seringa: Uso imediato
PVC N/A,
soro glicosado: N/A
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa da luz direta até o momento do uso.
Via de Administração: SC
Potencial emético: baixo
Tempo de infusão: N/A

Passos:
Dispensa qualquer preparo na farmácia.
Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem. Caso a medicação for destinada ao atendimento móvel ou enviado a outra unidade, acondicionar na caixa de transporte com o controle de temperatura entre 2º a 8º graus, juntamente com prescrição, minuta de transporte, etiquetas e Check list.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura