Glicose, Vários Materiais

Outros nomes:

GLICOSE EM LIQUIDOS CAVITARIOS

Glicose, em líquidos cavitários, acompanhamento

Glicose, Secreção nasal

Orientações necessárias

- O exame é realizado somente nos seguintes líquidos cavitários: pleural, pericárdico, ascítico, dreno, cisto, sinovial e secreção nasal (liquorica). - Materiais viscosos serão aceitos sob condições (a área técnica avaliará a possibilidade de realização do exame). - Este exame não requer jejum, a não ser que haja também pedido de glicemia.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C. - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano. Secreção Nasal (liquorica): Encaminhar para o HAOC em tubo primário após centrifugação. Não é necessário encaminhar em alíquota.

Método

- Enzimático.

Interpretação e comentários

- A dosagem de glicose em líquidos cavitários, como sinovial e pleural, entre outros, tem a finalidade de investigar processo infeccioso bacteriano.Via de regra, quando existem bactérias, ocorre a metabolização da glicose e aumenta a diferença entre os níveis séricos da substância e os níveis encontrados no líquido de derrame. Por essa razão, deve-se dosar concomitantemente a glicose nos dois materiais. Valores muito baixos no líquido de derrame sugerem fortemente a existência de processo infeccioso.

Valor de referência

Não se aplica. Nota: O resultado obtido deve ser considerado no contexto clínico apropriado, tendo como comparação os valores séricos deste analito.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989