Outros nomes: Golimumabe, Golimumab, Simponi SC
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento golimumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele).
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal.- Não é necessário jejum. A administração de golimumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte
I - Informações sobre o golimumabe
- Golimumab é um anticorpo monoclonal humano da classe IgG1 que forma, com alta afinidade, complexos estáveis com a forma ativa, seja solúvel ou transmembrana, da citocina TNF-?, evitando a ligação dessa citocina aos seus receptores. O golimumab se liga ao TNF? e reduz a expressão na superfície celular das moléculas de adesão E-selectina, VCAM-1 e ICAM-1 por células endoteliais humanas. In vitro, o golimumabe inibe a secreção induzida pelo TNF? das interleucinas (IL)-6, IL-8 e do fator estimulante de colónias 46 granulócitos-macrófagos (GM-CSF) por células endoteliais humanas.
II - Indicações do golimumabe
A indicação, em bula, para uso do golimumabe são a artrite reumatoide do adulto em atividade de doença de moderada a grave, sem resposta ao uso de drogas modificadoras de atividade de doença (DMARD), associado ao metotrexato. A artrite psoriásica e a espondilite anquilosante em atividade, também são indicações para o uso do golimumabe, associado ou não ao metotrexato.
Outras indicações off-label do golimumabe incluem a artrite idiopática juvenil, refratária ao uso prévio de metotrexato, em crianças/adolescentes com peso corporal acima dos 40Kg e a retocolite ulcerativa, em atividade de moderada a grave, em adultos que não responderam adequadamente à terapêutica convencional.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):
- A posologia do golimumabe SC é de 50mg uma vez por mês.
- Reações no local de aplicação do golimumabe SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de golimumabe SC.