Outros nomes: Balanço de gordura nas fezes, Dosagem de gorduras nas fezes, FEZES, DOSAGEM DE GORDURAS, GORDURA FECAL, DETERMINACAO QUANTITATIVA DE, GORDURAS NAS FEZES, DOSAGEM DE, KAMER, TESTE DE VAN DE, VAN DE KAMER, TESTE DE, Esteatorreia dos quantitativa gordura nas fezes
I - Antes do exame
- Devem ser retirados no Fleury, as instruções para a dieta e os frascos adequados para a coleta.
II - Dieta
- O cliente deve fazer uma dieta rica em gordura durante seis dias, consumindo, diariamente, no mínimo um grama de gordura (manteiga ou óleo) para cada quilo de peso corporal, além da gordura usada habitualmente no preparo dos alimentos.
Por exemplo: uma criança de 10 kg deve ingerir 10 g de gordura por dia, mais aquela que for utilizada no preparo da comida.
Observações:
-- 1 colher de chá contém aproximadamente 2,5 g de gordura;
-- 1 colher rasa de sopa contém aproximadamente 10 g de gordura.
III - Coleta
- No quarto dia após o início da dieta, o cliente precisa marcar a data e a hora da primeira evacuação, usando formulário próprio, e desprezar essa amostra. A partir daí é que deve começar a contagem das 72 horas.
- A partir do horário anotado, todas as evacuações do dia ou da noite precisam ser guardadas, sem perdas, até completar 72 horas.
- O material colhido não deve ser contaminado com urina. No caso de crianças que usam fralda ou que apresentem fezes amolecidas (pastosas) ou diarréicas, recomenda-se colher as amostras por meio de saquinhos do tipo "coletores de urina".
- O material precisa ser encaminhado ao Fleury em até 24 horas após o término da coleta, refrigerado.
Importante:
- O cliente não deve usar pomadas na região anal nas 24 horas que antecedem a coleta das fezes e também durante todo o período de coleta.
- É necessário completar as 72 horas para terminar a coleta das amostras, uma vez que resultados corretos dependem de uma coleta adequada.
- O cliente deve continuar com a dieta até terminar de colher o material.
- As fezes colhidas têm de ser guardadas no(s) frasco(s) fornecido(s) pelo Fleury e mantidas sob refrigeração. Um mesmo frasco pode reunir material de várias evacuações.
Observações:
- Em alguns casos especiais, de acordo com orientação médica, o material pode ser colhido em 24 ou 48 horas. Em tais situações, o cliente deve indicar o período de coleta utilizado.
- Não realizamos este exame SEM DIETA.
- Crianças que usam fralda e que apresentam fezes amolecidas ou diarreicas: o material será colhido usando ¨saquinhos¨ coletores de urina.
- Encaminhar o material, refrigerado, à seção de Microbiologia, juntamente com a folha de instruções com os horários da coleta anotados pelo paciente (72 horas)
- Materiais recebidos nas Unidades Brasília e Leblon: CONGELAR o material e enviá-lo para o setor MIC envolto em almofadas de gelo.
Estabilidade da amostra:
Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas após o término da coleta
Congelada (-20 ºC) : 72 horas após o termino da coleta
- Método de Sobel modificado: determinação quantitativa da gordura em material fecal colhido durante 72 horas, após dieta com sobrecarga de gordura.
. Lactente em aleitamento materno: < 1g/24 horas
. Crianças de 2 meses a 6 anos: 0,3 a 2,0 g/24 horas
. Crianças acima de 6 anos: 1,0 a 7,0 g/24 horas
. Adultos com dieta com excesso de gordura: até 7,0g/24 horas
A dosagem de gordura nas fezes é um teste de triagem para a investigação das síndromes de má absorção de origem pancreática, como fibrose cística, pancreatite crônica e doença de Whipple, ou de origem duodenal, a exemplo de doença celíaca e doença de Crohn com envolvimento de intestino delgado. O exame tem também utilidade no monitoramento da reposição de enzimas pancreáticas em pacientes com fibrose cística.
Para o diagnóstico diferencial entre esteatorreia de origem pancreática ou duodenal, pode-se utilizar a dosagem de elastase nas fezes.