Outros nomes: ESTEATĂCRITO, PESQUISA NAS FEZES DE, GORDURA FECAL POR MICROMĂTODO, AVALIAĂĂO DA, EsteatĂłcrito, Gordura fecal por micromĂ©todo fezes, Fibrose cistica esteatĂłcrito
- As fezes devem ser colhidas sem laxante, em frasco sem conservante, e nĂŁo podem ser contaminadas com urina.
- O cliente nĂŁo deve usar pomadas na regiĂŁo anal nas 24 horas que antecedem a coleta das fezes.
- No caso de recém-nascidos ou de crianças que usam fralda, recomenda-se colher as amostras por meio de saquinhos do tipo "coletores de urina" para impedir a absorção da gordura fecal pela fralda. O material pode ser entregue no próprio saquinho.
- A amostra deve ser encaminhada ao Fleury até duas horas após a coleta, se mantida em temperatura ambiente, e até 12 horas, se refrigerada.
- Peso mĂnimo: 2 g
- Enviar o material refrigerado à seção.
- Materiais recebidos aos domingos devem ser encaminhados à MIC refrigerados de 2-8°C.
Estabilidade da amostra:
Refrigerada (2-8 ÂșC): 12 horas;
Congelada (-20 ÂșC): 48 horas.
- Micrométodo de Phuapradit.
. Criança na 1ÂȘ semana de vida: atĂ© 25%
. Criança da 1ÂȘ atĂ© 4ÂȘ semana de vida: atĂ© 13%
. Crianças com 1 até 3 meses: até 7%
. Crianças acima de 3 meses: até 2%
. Adultos: até 2%
- Este exame Ă© feito por meio de um micromĂ©todo, desenvolvido para estimar o conteĂșdo de gordura nas fezes de recĂ©m-nascidos - requer apenas 0,5 g de fezes.
- Atualmente, o teste tem sido utilizado como triagem de mĂĄ absorção de gorduras em crianças e adultos e na monitorização da função digestiva de portadores de fibrose cĂstica.
- à importante lembrar que a absorção de gorduras é enormemente influenciada pela dieta. Em crianças em aleitamento materno, a esteatorréia própria do recém-nascido desaparece mais cedo que em crianças que recebem outros tipos de leite.