Gordura, por micrométodo, fezes

Outros nomes:

ESTEATÓCRITO, PESQUISA NAS FEZES DE

FEZES, GORDURA FECAL POR MICROMÉTODO

FIBROSE CISTICA, ESTEATÓCRITO

GORDURA FECAL POR MICROMÉTODO, AVALIAÇÃO DA

Esteatócrito

Orientações necessárias

- As fezes devem ser colhidas sem laxante, em frasco sem conservante, e não podem ser contaminadas com urina. - O cliente não deve usar pomadas na região anal nas 24 horas que antecedem a coleta das fezes. - No caso de recém-nascidos ou de crianças que usam fralda, recomenda-se colher as amostras por meio de saquinhos do tipo "coletores de urina" para impedir a absorção da gordura fecal pela fralda. O material pode ser entregue no próprio saquinho. - A amostra deve ser encaminhada ao Fleury até duas horas após a coleta, se mantida em temperatura ambiente, e até 12 horas, se refrigerada.

Processamento e adequação da amostra

- Peso mínimo: 2 g - Enviar o material refrigerado à seção. - Materiais recebidos aos domingos devem ser encaminhados à MIC refrigerados de 2-8°C. Estabilidade da amostra: Refrigerada (2-8 ºC): 12 horas; Congelada (-20 ºC): 48 horas.

Método

- Micrométodo de Phuapradit.

Valor de referência

. Criança na 1ª semana de vida: até 25% . Criança da 1ª até 4ª semana de vida: até 13% . Crianças com 1 até 3 meses: até 7% . Crianças acima de 3 meses: até 2% . Adultos: até 2%

Interpretação e comentários

- Este exame é feito por meio de um micrométodo, desenvolvido para estimar o conteúdo de gordura nas fezes de recém-nascidos - requer apenas 0,5 g de fezes. - Atualmente, o teste tem sido utilizado como triagem de má absorção de gorduras em crianças e adultos e na monitorização da função digestiva de portadores de fibrose cística. - É importante lembrar que a absorção de gorduras é enormemente influenciada pela dieta. Em crianças em aleitamento materno, a esteatorréia própria do recém-nascido desaparece mais cedo que em crianças que recebem outros tipos de leite.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989