Outros nomes: Falciteste, Falcização de eritrócitos , FALCIZACAO DE HEMACIAS, PROVA DE, Prova de falcização , Hemácias, Falcização, Teste de falcização, Teste do afoiçamento ou falcização, Prova de falcização para anemia falciforme
- Caso este exame seja colhido após uma dieta leve, não é necessário jejum. Se, contudo, o exame for feito depois do almoço ou do jantar, deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
- Não manusear
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.
- Incubação do sangue em solução de metabissulfito de sódio a 2%.
- Verificação da falcização eritrocitária.
- Ausência de falcização.
- A prova de falcização é feita em sangue total incubado com metabissulfito de sódio, que acelera a desoxigenação. Além disso, a preparação da lâmina/ lamínula é vedada para impedir a entrada de ar. Este exame, porém, consiste numa análise qualitativa e refere o resultado como positivo ou negativo. Para a quantificação da HbS, ou de outras hemoglobinas, deve-se realizar a eletroforese de hemoglobina.
- O teste é útil no diagnóstico da doença e do traço falciforme. Uma falcização positiva ocorre em indivíduos heterozigotos (AS), homozigotos (SS, com anemia falciforme) e nos duplos heterozigotos (beta(0)S, beta(+)S, SC e SD). O resultado também se mostra positivo com outras hemoglobinas (HbI, HbC Harlem, HbC Georgetown e Hb Barts).