Manual de exames

Herpes simplex, tipos 1 e 2, DNA por PCR em tempo real, Vários Materiais

Outros nomes: Herpes simplex, tipos 1 e 2, detecção do DNA por PCR em tempo real, Herpes simplex, 1 e 2, DNA por PCR em tempo real, Herpes simplex, 1 e 2, detecção do DNA por PCR em tempo real, HSV, tipos 1 e 2, DNA por PCR qualitativo em tempo real, HSV, tipos 1 e 2, detecção do DNA por PCR em tempo real, HSV, 1 e 2, detecção do DNA por PCR em tempo real, Herpes simplex, tipos 1 e 2, DNA por PCR qualitativo, HSV, tipos 1 e 2, DNA por PCR, HSV, 1 e 2, DNA por PCR qualitativo, PCR qualitativo para DNA do Herpes simplex tipos 1 e 2

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Material
- Este exame foi validado para ser realizado em líquor, sangue ou material de lesão de pele, ocular, de mucosa genital ou oral.
- Pode ser feito ainda em outros materiais biológicos, tais como lavado broncoalveolar, líquido amniótico, aspirado de medula óssea, urina, esperma e tecido fresco, porém o desempenho deste teste nestes materiais não foi tecnicamente verificado.
- Não pode ser feito em fezes e em material fixado em formol ou emblocado em parafina.

II - Critérios de realização
- O exame é realizado somente com pedido médico.
- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

III - Para coleta de liquor no Fleury
- A pesquisa de DNA do Herpes simplex complementa o exame de liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo.
- As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento.

No período da tarde, de segunda a sexta, somente na unidade Paraíso (até às 21 horas).
Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso.
- ATENÇÃO, na ausência do profissional de sexo masculino para coleta genital masculina, caso cliente aceite, podemos realizar a coleta com duas profissionais de sexo feminino.
IV - Para materiais enviados
- Materiais de lesão genital, oral, de pele ou ocular devem ser refrigerados e entregues até 72 horas após a coleta.
- Amostras de liquor ou sangue também precisam de refrigeração e têm de ser encaminhadas até 72 horas após a coleta, com, no mínimo, 1,0 mL de material.
- O Fleury não aceita material em seringa com agulha.
- O exame é colhido de segunda a sábado na Unidade República do Líbano I (até as 12 horas) .


Processamento e adequação da amostra

- Não manusear.
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas
Refrigerada (2-8 ºC): 72 horas
Congelada (-20 ºC): 3 meses para líquor; não aceitável para material de lesão genital, oral, pele ou ocular e sangue.

Em caráter de exceção, SOMENTE sangue e swab de lesão genital, oral ou ocular poderão ser aceitos em temperatura ambiente pelo período de no máximo 24 horas. Caso ultrapasse esse período favor entrar em contato com assessor médico do exame.

Volumes mínimos:
Material de lesão genital, oral, pele ou ocular: 2 tubos contendo 1 "swab" cada um
Líquor e sangue: 1 mL

Método

- PCR em tempo real (Real-time PCR).

Interpretação e comentários

- O emprego de metodologia molecular, particularmente PCR em tempo real, representa um
grande avanço no diagnóstico das infecções causadas pelos herpes-vírus tipos 1 e 2. Suas principais vantagens em relação às técnicas clássicas, como o isolamento viral em culturas celulares e a pesquisa de anticorpos, são a especificidade e a sensibilidade mais elevadas, sobretudo no início do quadro, e a maior rapidez de execução. Em infecções do SNC, há casos em que a detecção do DNA do HSV-1 ou do HSV-2 por PCR representa a única evidência específica de infecção herpética.
- Devido à possibilidade de necrose ou de hemorragia e igualmente ao aparecimento de anticorpos no SNC, o resultado do teste pode ser negativo em fases mais tardias do processo infeccioso ou quando realizado após a introdução de terapêutica.
- O limite inferior de detecção deste teste é de oito cópias por reação, o que equivaleria, em amostras de liquor e de outros fluidos, a cerca de 400 cópias/mL.

Valor de referência

- Negativo.

- Limite inferior de detecção: 10 cópias/reação.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura