Outros nomes: Hibridação in situ por fluorescência para HER 2 ou C ERB 2, c-erbB-2 por FISH, HER2 por FISH
- Este exame é realizado em tecido de mama, ovário, cólon, estômago, pulmão, endométrio, mas pode ser feito também em outras amostras clínicas (outros tipos de tumor).
- Materiais colhidos fora do Fleury devem ser fixados em formol 10% tamponado.
- Fragmentos de tecido incluídos em bloco de parafina precisam ser acompanhados da cópia do laudo original de imunoistoquimico ou anatomopatológico
- Para preservar a qualidade técnica da amostra e da análise, recomenda-se que a fixação do material seja efetuada o mais rápido possível após o procedimento cirúrgico, tendo, no mínimo, seis horas e, no máximo, 72 horas. O material pode ser aceito fora do prazo informado (Sob condições), neste caso é importante reforçar ao cliente que será avaliado pela área responsável, se será possível ou não realizar a análise da amostra.
Encaminhar à Anatomia Patológica o material em formol a 10% tamponado ou a amostra em bloco de parafina juntamente com a solicitação médica e a cópia do laudo original em temperatura ambiente.
A análise é feita por hibridação in situ por fluorescência (FISH), uma técnica citogenética baseada no uso de uma sonda de DNA, marcada com fluorocromo, que se liga ao DNA-alvo complementar.
Controle normal: Amplificação < 2.0
- O proto-oncogene HER-2/neu (c-erbB2) se localiza no braço longo do cromossomo 17 (17q11.2-q12) e codifica um receptor de crescimento transmembrana que estimula a divisão celular e a evolução da lesão. A amplificação ou a expressão aumentada desse gene ocorrem em torno de 20% a 30% dos carcinomas invasivos da mama. Já a correlação entre a expressão elevada da proteína e a amplificação do gene HER-2/neu é observada em 90% desses tumores. A detecção da amplificação por Fish funciona como um marcador para predizer a resposta ao trastuzumabe (Herceptin®), especialmente quando o resultado da expressão proteica é considerado equívoco (2+). Dessa forma, a Fish para HER-2/neu tem, como principal indicação, os pacientes com resultados equívocos de imuno-histoquímica.