Manual de exames

HIV-1, por PCR, quantitativo, plasma

Outros nomes: HIV quantitativo por PCR, HIV 1 RNA , PCR quantitativo para HIV 1, Quantificação do RNA do vírus HIV 1 por PCR , RNA do HIV 1, RNA quantitativo do vírus HIV por PCR, Viral load para HIV 1 por PCR, Carga viral para HIV, HIV, carga viral para, PCR ultrasensível para HIV 1, PCR quantitativo HIV, Quantitativo NAT para HIV

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.

- Centrifugar o material dentro de no máximo 8 horas por 15 minutos a 2200g, em temperatura ambiente.
- Transferir todo o plasma, com pipeta estéril e evitando tocar a camada de leucócitos, para um tubo plástico de 4 mL estéril.

- Enviar à seção congelado

- ATENÇÃO:
- Não são aceitos plasmas hemolisados devido à interferência na metodologia.
- Não serão aceitos tubos com volume inferior a 2,0 mL de plasma (somente para adultos e crianças com idade superior a 12 meses).
- Para crianças com idade inferior a 30 dias, qualquer volume de plasma poderá ser aceito. Entre 30 dias e 12 meses, o volume mínimo desejável é de 0,7 mL. NÃO desprezar a amostra de baixo volume antes de fazer contato com o setor ou com a assessoria médica.
- Podem ser aceitas, sob condições, amostras de liquor. Neste caso, o volume mínimo é de 0,6 mL. Enviar congeladas à BMO.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 8 horas para Unidades de Atendimento Fleury;
Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

- Reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo-real.

Valor de referência

- Indetectável.

- Limite inferior detecção: 20 cópias/ mL (33 UI/ mL).

Interpretação e comentários

- A quantificação do RNA do HIV-1 (carga viral) é considerada o marcador laboratorial mais adequado para o acompanhamento da resposta à terapêutica anti-retroviral. Os resultados obtidos são expressos em números absolutos e também em logaritmo, que se constitui na forma recomendada para a interpretação dos resultados, uma vez que pequenas alterações no número absoluto de partículas virais não apresentam relevância biológica ou clínica. Consideram-se significativas as variações iguais ou superiores a 0,5 log. Já variações inferiores a 0,5 log podem ser decorrentes de oscilações espontâneas da carga viral ou associadas a diferenças nas técnicas empregadas. Este exame não deve ser usado, a não ser em condições muito especiais, para o diagnóstico de infecção por HIV-1.

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura