Manual de exames

Imuno-histoquímico 1, para Diagnósticos, Vários Materiais

Outros nomes: Imunoistoquímico 1 para diagnósticos, Imunoistoquímico para Diagnóstico de Neoplasias, IMUNOHISTOQUIMICO PARA DIAGNOSTICO DE NEOPLASIAS, IMUNOPEROXIDASE PARA DIAGNOSTICO DE NEOPLASIAS, NEOPLASIAS, IMUNOHISTOQ OU IMUNOPEROXIDASE PARA, Tipagem imunohistoquímica das células em biópsia pele

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"Este exame é realizado em material obtido por biópsia/ressecção cirúrgica, fixado em formol tamponado a 10%, B5 ou paraformaldeído, ou em fragmentos de tecidos incluídos em bloco de parafina, acompanhados da cópia do laudo original e, se possível, de lâminas coradas.
- Se o fixador não for formol a 10%, é importante saber a hora certa em que o material foi colocado em outro conservador (como Bouin, por exemplo).
- O exame pode ser realizado em líquidos, citocentrifugados, ou emblocados celulares, porém a reação imunoistoquímica em material citológico depende da avaliação prévia da qualidade da amostra.
- Preferencialmente, o material deve ser enviado até 24 horas após a coleta.
- Se a amostra for material eviado (proveniente de outro serviço), obrigatoriamente deve ser enviada cópia do laudo anatomopatológico original para que o Fleury tenha acesso aos dados de identificação do cliente e da amostra recebida, assim como ao aspecto macroscópico das peças cirúrgicas, uma vez que essas informações são necessárias para a melhor interpretação dos casos.
- Não há restrição de prazo para a inclusão do IH-NEO1 ou IH-NEO2 depois de realizado o exame anatomopatológico."

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para a seção fixado em formol tamponado a 10%, B5 ou paraformaldeído, ou em fragmentos de tecidos incluídos em bloco de parafina, ou de lâminas coradas, em temperatura ambiente.

Método

Reações de imunoistoquímica são realizadas de maneira automatizada com os kits de detecção Ventana Ultraview Universal DAB e/ou Ventana Optiview Universal DAB e/ou Sistema EnvisionFlex HRP-Dako.

Valor de referência

- O resultado do exame baseia-se na interpretação do conjunto de resultados.

Interpretação e comentários

- O exame imunoistoquímico tornou-se um adjuvante indispensável à prática da patologia moderna, complementando a análise histológica convencional. Pode ser realizado em material de biópsias, peças cirúrgicas ou preparados citológicos e contribui para o diagnóstico em diversas situações, entre as quais:
- determinação da linhagem histogenética das neoplasias morfologicamente indiferenciadas;
- subclassificação de determinadas neoplasias, como os linfomas não-Hodgkin;
- caracterização da possível origem dos carcinomas, no caso das doenças metastáticas com localização primária desconhecida;
- discriminação da natureza de determinadas lesões (benigna versus maligna), como a presença de células basais nas lesões proliferativas benignas da próstata;
- avaliação prognóstica de neoplasias, a exemplo do carcinoma de mama, por meio da detecção de receptores hormonais, oncoproteínas e fatores relacionados com o ciclo celular e com a angiogênese;
- avaliação de proteínas que possam servir de alvos para a terapêutica com anticorpos monoclonais específicos, como o Her-2/neu, nos carcinomas de mama, e o CD20, nos linfomas de linhagem B.
- A fixação inadequada e as condições adversas de preparo do bloco de parafina podem interferir nesta análise.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura