Imunofluorescência Direta, pele

Outros nomes:

IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA DE PELE

IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA, MATERIAL DE PELE

Imunofluorescência direta para Pênfigo em fragmento de pele

IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA DE PELE, MEIO DE MICHEL

IFD DE FRAGMENTO DE PELE EM MEIO MICHEL

IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA DE MUCOSA, MEIO DE MICHEL 

IFD DE FRAGMENTO DE MUCOSA EM MEIO MICHEL

IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA DE CONJUTIVA OCULAR, MEIO DE MICHEL

IFD DE FRAGMENTO DE CONJUTIVA OCULAR EM MEIO MICHEL

IFD DE FRAGMENTO DE CONJUNTIVA OCULAR EM MEIO MICHEL

IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA DE CONJUNTIVA OCULAR, MEIO DE MICHEL

Orientações necessárias

Realizado somente em material enviado de fragmentos de pele e/ou mucosa e/ou conjuntiva ocular (colhidas pelo método de Punch), imersas em meio de transporte apropriado (MEIO DE MICHEL), fornecido pelo Fleury. ATENÇÂO: Fleury não realiza a coleta somente a análise do material. - As biópsias podem ficar no meio de transporte (MEIO DE MICHEL) por até 48 horas, após a coleta, à temperatura ambiente. - Não serão aceitos materiais fixados em formol ou qualquer outro tipo de fixador.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para seção em temperatura ambiente o mais rápido possível. - O PRET deve avisar o setor quando este material chegar no Jabaquara, para dar andamento no exame, o mais rápido possível.

Método

- Reação de imunofluorescência direta, onde os anticorpos utilizados (IgG, IgM, IgA, C3 Fibrinogênio) são conjugados com fluoresceína. A leitura e interpretação são feitas por analistas ou assessores técnicos devidamente treinados e checados por médico patologista utilizando o microscópio de fluorescência.

Interpretação e comentários

- O exame de imunofluorescência direta é realizado em várias lesões cutâneo-mucosas, utilizando como marcadores anticorpos conjugados com fluoresceína. - A imunofluorescência direta em material de pele auxilia no diagnóstico diferencial das dermatoses bolhosas, revelando a presença de anticorpos em doenças cutâneas tais como pênfigos, penfigóide bolhoso e cicatricial, epidermólise bolhosa adquirida, dermatite herpetiforme, dermatose bolhosa por IgA linear, porfirias, vasculites e colagenoses (em especial lúpus eritematoso).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989