Outros nomes: IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA P/DOENCA DE PONTIAC, IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA P/DOENCA LEGIONARIOS, Imunofluorescencia direta para legionela, LEGIONELA, PESQUISA DE, Pesquisa de Legionela , Legionella pneumophila, Imunofluorescência direta
- Este exame não necessita de preparo específico.
- A amostra deve ser colhida em frasco estéril para urina e conter um mínimo de 10 mL.
- Se não for colhido no Fleury, o material precisa ser entregue até duas horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se for refrigerado.
- Enviar o material, no frasco adequado de urina, dentro de saco plástico em temperatura ambiente ou refrigerada para a Seção de Microbiologia.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 horas;
Refrigeração 2-8 ºC: 72 horas.
Congelado: 14 dias
- Utilizamos o kit Binax NOW. Técnica imunocromatográfica para detecção do antígeno solúvel de Legionella pneumophila do sorogrupo 1, em amostra de urina.
- Pesquisa negativa.
- A Legionella pneumophila responde por cerca de 80-90% das infecções provocadas por Legionella e o sorogrupo 1 é o mais freqüente, causando mais de 70% dos casos de legionelose.
- Este exame diagnostica precocemente as infecções ocasionadas pela Legionella pneumophila do sorogrupo 1, ao detectar um antígeno solúvel específico, que costuma estar presente na urina dos indivíduos infectados. O teste, porém, não faz o diagnóstico de infecções devidas a outros sorogrupos de Legionella e a outras espécies.
- A pesquisa de Legionella pela metodologia imunocromatográfica é particularmente importante para o diagnóstico rápido da doença, uma vez que seus resultados tornam-se disponíveis no mesmo dia da solicitação, podendo também ser utilizada nas pessoas em uso prévio de antimicrobianos, para as quais a cultura para o isolamento desse microrganismo pode ser negativa.
- Este teste apresenta 95% de sensibilidade e 95% de especificidade. É possível detectar o antígeno urinário a partir do terceiro dia de doença e sua excreção chega a persistir por até um ano em alguns indivíduos, razão pela qual o exame não diferencia infecção pregressa de atual. O resultado, portanto, deve ser sempre avaliado em conjunto com a clínica.
- Convém ponderar que uma pesquisa negativa não exclui a infecção pela L. pneumophila do sorogrupo 1. Em tais situações, a cultura sempre se faz necessária. O fato é que, para um diagnóstico preciso da doença, recomenda-se o uso conjunto de exame sorológico, cultura em meios específicos e teste urinário.