Leptospira, Anticorpo IgM, soro

Outros nomes:

LEPTOSPIRA, ANTICORPOS ANTI, QUANTITATIVO

LEPTOSPIROSE

WEIL, DOENCA DE, SOROLOGIA PARA

LEPTOSPIROSE, ANTICORPOS IGM, SORO

LEPTOSPIROSE, SOROLOGIA PARA

LEPTOSPIROSE, ANTICORPOS ANTI, SORO

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume ideal: 1 mL, volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; Congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

Reação imunoenzimática (ELISA)

Valor de referência

Não reagente: inferior a 0,9 Indeterminado: 0,9- 1,1 Reagente: superior a 1,1

Interpretação e comentários

- A pesquisa de anticorpos IgM é útil para o diagnóstico precoce da leptospirose, para o qual são significativos índices superiores a 2,0. É possível detectar os anticorpos IgM de 4 a 5 dias depois do surgimento dos sintomas clínicos, os quais podem persistir por cerca de cinco meses após o estímulo. A utilização dos sorotipos mais prevalentes em nosso meio torna o teste imunoenzimático mais sensível. De qualquer forma, quando a amostra é colhida nos primeiros dias da infecção, a sensibilidade do método atinge aproximadamente 70%, aumentando para 100% em exame realizado da segunda semana em diante. Por sua vez, a especificidade do teste alcança 94%. - Algumas infecções agudas, virais, bacterianas e parasitárias podem estimular a produção de IgM, causando reatividade cruzada com os antígenos da leptospira utilizados na análise. Em tais situações, os antecedentes epidemiológicos e o quadro clínico auxiliam o diagnóstico. - Anticorpos IgG não são detectados em todos os indivíduos infectados e, quando presentes, ocorrem de forma irregular, não sendo, por isso, considerados um bom marcador imunológico para o diagnóstico.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989