Manual de exames

Mamotomia, guiada por ultra-som

Outros nomes: Biópsia de mama à vácuo, guiada por ultra-som, Biópsia de fragmento de mama à vácuo, guiada por ultrassom, Mamotomia guiada por ultrassom

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- A mamotomia guiada por ultrassom é um tipo de biópsia indicada na investigação de lesões mamárias suspeitas, preferencialmente nódulos sólidos ou casos de distorção arquitetural.

Regiões estudadas

- Mamas.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização

- Ao ligar para agendar a biópsia, a cliente é informada sobre detalhes como cobertura de convênio, preço do procedimento e documentos necessários, entre outros dados. Essas informações, no entanto, podem sofrer correções no momento do exame, de acordo com a necessidade da abordagem de mais de uma lesão ou da adequação dos métodos de orientação por imagem.
- Uma vez na recepção da unidade de atendimento, a cliente recebe um documento informativo e preenche uma autorização. Após essa etapa, passa por entrevista com uma médica especialista, que fornece explicações sobre o procedimento, analisa exames anteriores e atuais e avalia os dados obtidos no questionário, com o objetivo de garantir a segurança na realização da biópsia.


II - Interferentes

- Nenhuma medicação precisará ser suspensa para a realização da biópsia, a não ser que o médico assistente oriente a suspensão. Portanto, é importante que a cliente verifique com ele antes de realizar o agendamento. O uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento.

III - Preparo

- Nas 24 horas que antecedem o exame, não podem ser aplicados nas mamas e axilas produtos como talco, perfume, desodorante, cremes, pomadas ou loções
- A cliente deve comparecer à unidade de atendimento usando uma blusa com abertura frontal e sutiã ou top justo.
- Não é recomendável realizar o exame em jejum. A cliente precisa fazer uma refeição leve pelo menos uma hora antes do horário agendado para o procedimento.
- É obrigatória a apresentação do pedido médico e de todos os exames relacionados à biópsia, tais como mamografia, ultrassonografia de mamas, ressonância magnética e resultados de biópsias anteriores.
- Como não pode dirigir após a biópsia, a cliente deve estar acompanhada no momento de deixar a unidade de atendimento. Se isso não for possível, sugere-se o uso de táxi ou mesmo de transporte público.


IV - Tempo de permanência no Fleury

- O procedimento de biópsia dura, em média, uma hora.

V- Cuidados após o exame

- A cliente tem de adotar os seguintes cuidados depois do procedimento:
-- ficar em repouso relativo nas primeiras 24 horas;
-- aplicar o gelo fornecido pelo Fleury no local da biópsia por duas horas;
-- manter o enfaixamento seco por 24 horas, sem molhá-lo; após esse período, é possível tomar banho;
-- não descolar o curativo da pele (ponto falso) durante o banho;
-- após o banho, secar o local com secador em temperatura morna;
-- em caso de dor, usar paracetamol (Tylenol®) ou dipirona (Novalgina® ou Lisador ®) na dose de um comprimido ou de 30 gotas a cada seis horas. Não utilizar nenhuma medicação que contenha ácido acetilsalicílico, como Aspirina® ou AAS®;
-- em caso de sangramento excessivo, ou seja, se a gaze ficar encharcada de sangue e/ou houver novo sangramento visível, ou de infecção ou, ainda, de dor intensa, entrar em contato com o médico que realizou a biópsia;
-- ligar para o Fleury diante de qualquer outro sintoma ou dúvida após a biópsia.

- Passadas 36 horas da realização da mamotomia, é possível retomar as atividades habituais, incluindo dirigir. Por outro lado, a cliente só pode fazer ginástica, usar sauna ou tomar banhos de piscina e de mar após uma semana.

- Vale lembrar que a formação de um hematoma local, com cor arroxeada e nodulação, é comum e previsível.


VI - Observações

- Além da biópsia, o procedimento inclui a realização e a cobrança da análise do material coletado, ou seja, do exame anatomopatológico.
- Havendo necessidade de biópsias de mais de uma lesão, o Fleury as inclui no procedimento e cobra os exames anatomopatológicos de cada lesão que for biopsiada. Muitas vezes, só é possível ter essa idéia durante a execução do procedimento.
- Para atendimento por plano de saúde, a cliente tem de apresentar solicitação médica também para o exame anatomopatológico, que, para facilitar, deve estar no plural (exames anatomopatológicos), para o caso de haver mais de uma lesão a ser analisada.
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury.

Método

- Esta mamotomia corresponde à biópsia de lesão mamária por um sistema a vácuo com agulha grossa (11G), orientada por ultrassom.

Interpretação e comentários

- A mamotomia guiada por ultrassonografia é um tipo de biópsia percutânea que tem indicação na avaliação de nódulos, distorções da arquitetura mamária ou qualquer lesão suspeita identificada pelo método de ultrassom.
- O procedimento é realizado com anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar e com recuperação praticamente imediata da cliente.
- O método possibilita a retirada de múltiplas amostras residuais da área suspeita, com qualidade três vezes superior à obtida por meio da core biopsy e inserção única da agulha.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura