Microsporidia, pesquisa, fezes

Outros nomes:

FEZES, PESQUISA DE MICROSPORIDIA

MICROSPORIDIA NAS FEZES, PESQUISA DE

MICROSPORIDIUM NAS FEZES

PROTOZOÁRIOS, PESQUISA DE MICROSPORIDIA

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em fezes recentes, colhidas em frascos sem conservante. - O material deve ser entregue no Fleury em, no máximo, 2 horas após a coleta, se não estiver refrigerado, ou em 12 horas, se for mantido sob refrigeração. - As fezes não podem ser contaminadas com urina nem ser colhidas do vaso sanitário. - Para esta análise, o Fleury não aceita amostras obtidas após o uso de Leite de Magnésia® ou de laxantes oleosos, como Nujol®. - Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode receber, por via oral, contraste radiológico à base de bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio. - É necessário notificar o Fleury sobre o eventual uso de antiparasitários.

Processamento e adequação da amostra

- Peso mínimo: 15 g. - Enviar à seção, em temperatura ambiente. ATENÇÃO as UNIDADES - Material recebido de 2ª a 6ª após 16 horas, Sábados, Domingos, Feriados: colocar parte do material do frasco "SECO" em um frasco contendo formol 10%, tomando cuidado de manter a proporção de +/- 3:1, isto é 3 partes de formol 10% para 1 de fezes. Quando o material for escasso deve-se desprezar um pouco do formol. - Enviar à seção os 2 frascos (o material + 1 frasco com formol 10%). - Materiais recebidos aos domingos, devem ser refrigerados de 2-8 ºC Estabilidade da amostra: Fezes em formalina: 72 horas.

Método

- Exame microscópico para pesquisa e identificação do parasita Microsporidia, após técnica de coloração especial.

Valor de referência

- Ausência de esporocistos de Microsporidia sp.

Interpretação e comentários

- Este exame é utilizado para detectar a presença de Microsporidium sp, um protozoário pequeno (de 0,8 a 4 micra), intracelular, que costuma ser o agente causal de quadros diarréicos importantes, de infecções no trato respiratório superior, sobretudo nos seios da face, e de infecções no trato urinário. Este parasita acomete indivíduos imunocompetentes e imunodeprimidos, entre os quais especialmente os portadores de AIDS. Convém ponderar que o tamanho muito reduzido do protozoário dificulta bastante sua identificação.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989