Outros nomes: Dosagem de N-metilformamida (NMF) urinária, N-metilformamida (NMF) em urina (quantitativa), Concentração urinária de N-metilformamida (NMF), Excreção urinária de N-metilformamida (NMF), Análise de N-metilformamida (NMF) – urina, Pesquisa de ou exposição a N,N Dimetilformamida
PROCESSAMENTO:
- Aliquotar 4 mL em 1 tubo de transporte;
- Enviar material congelado imediatamente a seção;
- Volume mínimo: 2,2 mL.
ATENÇÃO:
- Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante.
ESTABILIDADE DA AMOSTRA:
Ambiente: Não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 4 dias;
Congelada (-20 ºC): 90 dias.
Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)
Exposição a N Dimetilformida: Inferior a 30,0 mg/L
*IBE/EE: Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva.
(NR Geral Port 6734 9/3/20).
A N-Metilformamida (NMF) é um dos principais produtos da biotransformação da Dimetilformamida (DMF). A DMF é um líquido incolor, muito utilizado como solvente industrial, empregado na produção de fibras acrílicas, poliuretanos, tintas, resinas, couro sintético e também na indústria farmacêutica. Os principais sintomas de exposição aguda a DMF são: irritação nos olhos, pele e vias respiratórias, náusea, vômitos, cólicas abdominais, dermatite e vermelhidão facial. A meia-vida biológica da NMF urinária após exposição cutânea à DMF é de 4,75 ± 1,63 horas, sendo mais curta após inalação de seus vapores. A dosagem de N-Metilformamida em urina coletada ao final da jornada de trabalho é um dos indicadores biológicos recomendados pela NR-7 para avaliação da exposição ocupacional a N,N-Dimetilformamida. Na monitorização biológica da exposição, é importante avaliar a possível interação metabólica entre a DMF e o tolueno, devido à redução da conversão de DMF à NMF na presença de tolueno no ar do ambiente de trabalho.
I- Preparo:
- Colher urina final de jornada de trabalho.
- Evitar colher no primeiro dia da jornada semanal de trabalho.
- O cliente deve ficar 4 horas sem urinar previamente à coleta.
II- Material:
- Este exame pode ser realizado SOMENTE em amostra isolada
- Para clientes do sexo feminino, o ideal é não estar menstruada.
III - Coleta
- O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho.
- Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos.
- O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar esse exame.
- A coleta deve ser realizada na unidade.