NIPT estendido, Vários Materiais

Outros nomes:

Teste de aneuploidias fetais no sangue materno ampliado

VERIFY AMPLIADO

PANORAMA AMPLIADO

NACE AMPLIADO

cf DNA ampliado

NIPT AMPLIADO

EXAME PRE NATAL NAO INVASIVO AMPLIADO

Orientações necessárias

É obrigatória a solicitação médica para realização do exame. - É recomendado apresentação do último exame de ultrassom quando não realizado no Fleury (se aplicável). - Não é necessário jejum para realização do exame. - Exame só pode ser realizado a partir de dez semanas gestacionais. - Este exame destina-se apenas a gestações de feto único espontânea ou de fertilização in vitro (FIV) (ovócitos próprios apenas). Esse teste também informa o sexo fetal. Caso NÃO deseje saber o sexo fetal, NÃO marque a opção no termo de consentimento (TCLE) e a informação não será revelada no laudo. - Teste não realizado para Gestações gemelares. - Para gestações gemelares com óbito de um dos embriões/fetos, o teste não pode ser realizado. - A coleta pode ser feita a partir de dez semanas de gestação e não há limite de idade gestacional superior. - Em todos os casos, é avaliado o risco fetal para síndrome de Down, Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau e outras síndromes genéticas relacionadas a microdeleções, Síndrome da deleção 1p36, Síndrome de Cri-Du-Chat (microdeleção 5p15.2), Síndrome de Angelman (microdeleção 15q11.2), Síndrome de DiGeorge (microdeleção 22q11.2) e Síndrome de Prader-Willi. - Também é avaliado alterações nos cromossomos 21 (síndrome de Down) , 13 (síndrome de Patau), 18 (síndrome de Edwards), nos sexuais (X e Y - síndrome de Turner, Kleinefelter, triplo X, e XYY). O exame é realizado por meio de coleta de sangue materno, com acurácia superior a 99,5%. - Para mais informações sobre esta opção, acesse https://www.fleurygenomica.com.br/exames/Pre-natal/NIPT. - Coleta: Para Unidades dentro no estado de São Paulo: exame pode ser coletado de segunda a domingo. Para Regionais: exame pode ser coletado de segunda a domingo.

Processamento e adequação da amostra

O material coletado deve ser mantido e transportado em temperatura ambiente juntamente com o questionário e termo de consentimento. Envio do Material: 1) O material coletado, mantido em temperatura ambiente, questionário e termo de consentimento devem ser enviados imediatamente após a coleta para o setor de Laboratório de Referência (LARI-LARN); 2) O questionário e termo de consentimento devem estar com todos os campos preenchidos; Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7 dias; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

O DNA isolado do sangue materno, que contém DNA da placenta, é amplificado utilizando a técnica de PCR para alvos específicos e sequenciada através de sequenciamento de nova geração (NextSeq, Illumina, Inc.). A fração fetal é determinada utilizando algoritmo próprio, desenvolvido pela Natera Inc., que incorpora os resultados do sequenciamento (Pergament E et al. Obstet Gynecol. 2014 Aug; 124(2Pt1):210-8).

Valor de referência

Ausência de aneuploidias fetais ou microdeleções

Interpretação e comentários

O teste avalia por meio de amostra de sangue materno, se o feto tem risco para síndrome de Down (trissomia do 21), Edwards (trissomia do 18) e Patau (trissomia do 13), além de alterações nos cromossomos sexuais, ex: síndrome de Turner (monossomia do X), síndrome de Kleinefelter (XXY), XXX e XYY. Além dessas alterações númericas nesses cromossomos, o NIPT ampliado avalia o risco para algumas síndromes genéticas mais raras entre elas: Síndrome da deleção 1p36, Síndrome de Cri-Du-Chat (microdeleção 5p15.2), Síndrome de Angelman (microdeleção 15q11.2), Síndrome de DiGeorge (microdeleção 22q11.2) e Síndrome de Prader-Willi. O exame tem altas taxas de detecção para as trissomias do 21, 13 e 18, em torno de 98% com falso positivo de 0,04%. Para as outras síndromes avaliadas no ampliado a taxa de detecção varia de 60 a 95%. No entanto, o resultado positivo do teste, na maioria das vezes necessitará da realização de outros testes confirmatórios que serão indicados mediante consulta médica ou aconselhamento genético.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989